Entre os dez melhores resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) obtidos por escolas dos municípios da microrregião, há uma disparidade entre o ensino coordenado pelas prefeituras e governo do Estado.
Apenas uma das unidades que tiveram o melhor desempenho nos anos iniciais e finais do ensino fundamental é estadual, a Roland Harold Dornbusch, de Jaraguá do Sul.
Considerando todas as escolas estaduais do município, por exemplo, a média do Ideb nos anos iniciais é de 6.4, enquanto nos finais é de 5.4. Já a média das unidades municipais é de 7.1 nos anos iniciais e de 5.7 nos finais.
Os índices da microrregião, em geral, estão acima da média nacional. Nos anos iniciais, as escolas brasileiras ficaram com o Ideb de 5.8, e nos anos finais é de 4.7.
Para o secretário de Educação de Jaraguá do Sul, Rogério Jung, os índices mais elevados na rede municipal refletem uma construção que vem sendo constante desde 2005.
Neste processo, são valorizados os projetos extraclasses, a formação contínua dos professores e a atuação dos assessores pedagógicos, divididos por áreas de conhecimento. “Eles acompanham e dão suporte para os docentes nas escolas, um meio entre elas e a Secretaria”, explica Jung. Alguns exemplos de projetos na rede municipal são o de robótica, dança, música e resgate cultural.
Para melhorar as médias nos anos finais, o secretário comenta que um projeto intensificando o ensino de português e matemática, principalmente, será aplicado nas últimas turmas do ensino fundamental.
No geral, as secretarias de Educação da microrregião apostam em metodologias mais dinâmicas e práticas dentro da sala de aula e na atualização dos professores.
Receita para o sucesso
Na escola municipal Loteamento Amizade, de Jaraguá do Sul, a palavra utilizada para alcançar o 8.1 nos anos iniciais do ensino fundamental é comprometimento, com equipe e comunidade unidas para formar alunos melhores.
A diretora da unidade, Edilaini Leitholdt destaca a dedicação dos professores, o interesse dos alunos, o envolvimento familiar e o planejamento.
Ela explica que o número de rotatividade dos docentes é baixo, assim como o número de faltas ao trabalho. Outro fator que Edilaini acredita influenciar o ensino é a média de 20 alunos por turma.
Exemplo entre unidades estaduais
A escola estadual Roland Harold Dornbusch, de Jaraguá do Sul, é a única instituição regida pela governo de Santa Catarina que aparece na lista dos cinco melhores Idebs nos anos finais do ensino fundamental.
A unidade conquistou a média de 6.9 nos anos iniciais e 6.3 nos anos finais. Assim como o que acontece com a escola Loteamento Amizade, a diretora da Roland Dornbusch, Zulaide Alves, destaca a importância da relação entre alunos, funcionários e pais.
“Estamos conversando constantemente, desde que o aluno entra na sala de aula. Buscamos trabalhar a autoestima deles e, mesmo que alguns passem por momentos difíceis em casa, aqui dentro eles passam a ser alunos Harold Dornbusch. Então, existe um comprometimento maior”, explica a diretora.
Zulaide diz que a capacitação dos professores é essencial e que no início do ano letivo, é feito um planejamento para os próximos meses. Ao fim do primeiro semestre, a equipe se reúne para discutir o que precisa ser melhorado. “Estimular a autoestima dos professores também é fundamental para o trabalho dar certo”, observa.
Ideb depende de inúmeros fatores
Com o Ideb de 6.4 nos anos iniciais do ensino fundamental, o diretor da escola estadual Alvino Tribess, Nivaldo Jeremias, acredita que a diferença entre os índices da rede municipal e estadual dependem de alguns fatores.
“Aqui, nós temos uma grande rotatividade de alunos e um número alto de faltas. A educação se faz com a família, então dependemos dessa participação. Acredito que o desempenho também seja influenciado pelo local onde a escola está inserida”, aponta Jeremias. A Alvino Tribess fica no bairro Vieira, em Jaraguá do Sul.
Já para a diretora da escola estadual Roland Harold Dornbusch, Zulaide Alves, é comum as unidades passarem por essa rotatividade de alunos, e não vê nessa questão um fator para a disparidade entre as notas. “Para a nossa realidade hoje, os índices que conquistamos na região estão muito bons. Mas é claro que queremos mais”, comenta Zulaide.
O diretor comenta que um dos projetos que estão em prática para melhorar a qualidade do ensino na Alvino Tribess é o Mais Alfabetização.
Em relação aos bons índices registrados, que estão acima da média nacional, Jeremias destaca o empenho dos professores e a cultura regional. A escola não apresenta média dos anos finais do ensino fundamental.
A equipe de reportagem do OCP News tentou contato com a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
O que é o Ideb?
O índice leva em consideração a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para calcular, são avaliados os anos iniciais e finais do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio.
Os melhores desempenhos
Anos iniciais do ensino fundamental
- 1º – Escola Municipal Loteamento Amizade, em Jaraguá do Sul: 8,1;
- 2º – Escolas municipais Alberto Bauer e Waldemar Schmitz, de Jaraguá do Sul, e a Padre Bruno Linden, de Massaranduba: 7.7;
- 3º – Escola Municipal Professora Araci Duarte, de Massaranduba: 7.5;
- 4º – Escola Municipal Cristina Marcatto, de Jaraguá do Sul: 7.4;
- 5º – Escola Municipal Albano Kanzler, de Jaraguá do Sul: 7.3;
Anos finais do ensino fundamental
- 1º – Escola Municipal Padre Bruno Linden, de Massaranduba: 6.5;
- 2º – Escolas municipais Loteamento Amizade e Cristina Marcatto, e escola estadual Roland Harold Dornbusch, de Jaraguá do Sul: 6.3;
- 3º – Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, de Corupá: 6.2;
- 4º – Escola Municipal Rodolpho Dornbusch, de Jaraguá do Sul: 6.1;
- 5º – Escola Municipal Ana Towe Nagel, de Jaraguá do Sul: 6.0
Quer receber as notícias no WhatsApp
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui