O Programa de Castração de Cães e Gatos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) realizou, em 2025, um total de 3.266 procedimentos em animais pertencentes a famílias com renda de até cinco salários mínimos (R$ 8.105,00), residentes em Jaraguá do Sul e com comprovação de residência em nome do tutor.
As cirurgias foram executadas, em sua maioria, por quatro clínicas veterinárias credenciadas pela autarquia, que juntas realizam, em média, 250 castrações por mês, garantindo regularidade e ampla cobertura do serviço ao longo do ano.
Além do atendimento contínuo, foram promovidos mutirões em diferentes regiões do município por meio do Castramóvel, unidade móvel adaptada para a realização dos procedimentos. A iniciativa levou o serviço para mais perto da comunidade, ampliando o acesso das famílias e descentralizando o atendimento.
- Saiba como gatos e cachorros escolhem seu humano preferido na casa
- Animais de estimação podem aumentar expectativa de vida dos tutores, apontam estudos
- Psicóloga explica os impactos de conviver com animais de estimação na infância
- Nova feira de adoção da Fujama acontece neste sábado (14)

Foto: Divulgação/PMJS
A assessora de Gabinete da Fujama, Patrícia Brugnago, reforça que a esterilização é indicada para cães e gatos a partir dos seis meses de idade. “É fundamental respeitar a idade mínima para garantir a segurança e o bem-estar dos animais”, destaca.
Além dos critérios de renda e residência, o programa considera fatores prioritários, como imóveis sem cercamento e com acesso direto à via pública, localizados em regiões com grande concentração de cães e gatos errantes, bem como lares com número elevado de animais, situações que podem representar maior risco à saúde pública e à saúde animal.
O presidente da Fujama, Anderson Kassner, ressalta que o programa vai além do cuidado individual. “A castração é uma política pública essencial, que contribui diretamente para a redução do abandono e para a melhoria da qualidade de vida tanto dos animais quanto da população. Nosso foco é atuar de forma responsável, priorizando quem mais precisa e promovendo saúde pública e bem-estar animal”, afirma.

Foto: Divulgação/PMJS
Para se cadastrar ou obter mais informações sobre este programa acesse o link abaixo: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/fujama/programa-castracao-caes-e-gatos-machos-e-femeas-fujama?tipo=local.