Nos meses quentes, todo mundo quer exibir aquele corpinho bronzeado e bonito.
Por causa disso, muita gente põe sua pele e sua saúde em risco usando bronzeadores caseiros.
Isso é um grande erro. Evite receitas caseiras de bronzeamento rápido, as consequências para sua saúde podem ser desastrosas e sua pele pode ficar marcada para sempre.
A pele é o maior órgão do nosso corpo, ela é um órgão, assim como o coração e o pulmão.
A pele é responsável por várias funções. Além de ser uma barreira de defesa do organismo, protegendo-nos de vários fatores ambientais, ela regula a temperatura, o fluxo sanguíneo, e transmite sensações de calor, de frio, de pressão, de dor, prazer e tato.
A pele é responsável pela produção das unhas, dos pelos do corpo e dos nossos cabelos. Por isso, uma pele saudável é fundamental para a saúde de todo o nosso corpo.
Se você quiser garantir um belo bronzeado que, além de bonito seja saudável, leia com atenção:
- Alimente-se bem, incluindo na dieta muitos vegetais ricos em caroteno como cenoura e tomate que ajudam o corpo a produzir melanina, o pigmento que é o que dá cor à pele.
- Evite o sol entre 11:00 e 16:00 horas, use filtro solar e tome muita água para manter sua pele e seu corpo bem hidratados.
Outro cuidado que se deve ter com a pele no verão é evitar o contato com o suco de limão, da caipirinha, por exemplo. A pele manchada com suco, em contato com a luz solar, provoca queimaduras que podem levar meses para desaparecer. Lave bem as áreas que tiveram contato com limão.
Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo para evitar as micoses, outra doença de pele muito comum no verão.
A exposição excessiva ao sol pode levar à insolação, com falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, febre, pele avermelhada e seca, extremidades arroxeadas, e até mesmo inconsciência.
Use protetor solar, mesmo em dias nublados, e reaplique depois de suar ou entrar na água. Tome muita água para manter a temperatura corporal.
Cuide sua pele e passe um verão com saúde.