Nesta segunda-feira (1º/12), completa uma semana que a Concessionária QLuz Joinville iniciou a operação da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública em Joinville. O trabalho é acompanhado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
Até domingo (30/11), foram realizadas 363 manutenções, sendo 191 para atender solicitações novas, registradas durante a semana pelo Call Center (0800 410 0036), e as demais situações que estavam no sistema e estão sendo gradualmente atendidas. Neste momento, são seis equipes trabalhando em Joinville.
“A manutenção, por parte da empresa, tem ocorrido de forma contínua e abrangente por todas as regiões de Joinville, sem priorização de bairros específicos, justamente para atender à demanda distribuída em todo o município”, explica Thiago Molina, diretor de Operações da Unidade de Iluminação Pública da Seinfra.
É importante lembrar que as demandas antigas não se perdem e por isso, quem já fez o registro, não precisa fazer novamente. Elas estão sendo transferidas para a Qluz, que faz esses atendimentos, além dos novos. Caso o morador identifique novas demandas relacionadas à iluminação pública, deve registrar oficialmente, priorizando o pedido pelo telefone 0800 410 0036.
Outra questão que interfere nesse tempo resposta é o clima, visto que pela questão de segurança, manutenções em rede elétrica não são realizadas em dias chuvosos.
Entre as principais novidades, a PPP estabelece melhorias no atendimento ao cidadão, com a implantação de um Centro de Controle Operacional que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que solicitações dos moradores sejam atendidas diretamente pela empresa.
O serviço está em funcionamento de forma gratuita e os chamados podem ser feitos via Call Center pelo telefone 0800 410 0036. No número, é possível registrar situações como lâmpadas acesas durante o dia, piscando ou apagadas durante a noite, por exemplo. Quem preferir, pode continuar usando o aplicativo Joinville Fácil ou os canais de Ouvidoria da Prefeitura de Joinville.
O que muda na iluminação pública de Joinville com a PPP
Em um investimento inicial estimado em R$ 387 milhões ao longo de 22 anos, a PPP coloca Joinville entre as cidades brasileiras com modelo mais moderno de gestão da iluminação pública, com foco direto no resultado para a população.
Além da manutenção de todo o parque, com cerca de 62 mil pontos já existentes, o contrato prevê a ampliação em cerca de 10 mil pontos. Outra frente importante é a eficiência energética. A PPP garante redução mínima de 21% no consumo de energia elétrica relacionada à iluminação pública. Caso a economia ultrapasse 25%, a empresa recebe bônus por eficiência, estimulando inovações tecnológicas contínuas.
As primeiras ações envolvem tanto a manutenção, quanto a preparação logística e operacional para a modernização, que está prevista para iniciar em janeiro de 2026.
PPP garante novo padrão e expansão de parque de iluminação de Joinville
Com a modernização, deverá ocorrer a substituição integral das luminárias antigas, eliminando falhas recorrentes. A concessionária também deve monitorar continuamente o desempenho dos equipamentos e realizar trocas preventivas.
Com a nova tecnologia, o padrão de iluminação será elevado em toda a cidade. Esse ganho contribui diretamente para maior sensação de segurança, ocupação dos espaços públicos pelas famílias e valorização de áreas estratégicas.
A PPP também prevê ampliação significativa do parque de iluminação, com expectativa de aumento em até 10 mil pontos. Mesmo com todos estes investimentos, a PPP não resultará em taxas extras para os joinvilenses, pois os investimentos serão custeados com recursos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP).
Além disso, com a PPP, é transferida integralmente para a concessionária a responsabilidade pela reposição da rede em caso de furtos de fiação, vandalismo e quaisquer danos ao sistema de iluminação pública, desde que não seja o caso de manutenção que exige intervenção por parte da Celesc.
Está prevista a manutenção e modernização da iluminação de praças e parques, além da instalação de iluminação de destaque em pontos turísticos e históricos da cidade, como a Rua das Palmeiras, Pórtico da Rua XV de Novembro, Museus e Centreventos Cau Hansen.
As novas iluminações visam valorizar o patrimônio cultural, ressaltando formas, colunas, janelas e elementos artísticos presentes nas construções, permitindo que a população perceba novamente detalhes destas construções.