Nesta terça-feira (2/12), a Secretaria de Infraestrutura Urbana, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e o Senai/SC irão realizar uma manutenção preventiva no monumento da bailarina localizado na Praça Bailarina Liselott Trinks, no Centro de Joinville. O trabalho vai iniciar às 8h, com conclusão prevista para o fim do dia.
Com carros alegóricos, dança e fanfarras, Desfile de Natal alegra e contagia famílias em Joinville
A manutenção periódica é necessária para a limpeza do chafariz que dá forma à saia de água do monumento, assegurando o bom funcionamento do sistema. Para que a equipe possa acessar a tubulação hidráulica interna, o busto da bailarina será removido e, após a conclusão da limpeza, recolocado.
O trabalho será realizado com apoio de andaime e, durante a manutenção, toda a praça será isolada. O espaço também passará por limpeza, com a lavação de todo o entorno do monumento.
Inaugurada em dezembro de 2024, a Praça Bailarina Liselott Trinks fica próxima ao cruzamento da Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua 9 de Março e traz como destaque a estátua da bailarina com 300 quilos, produzida com aplicação de tecnologia aditiva a laser, uma espécie de impressão em 3D feita com metal.
O projeto foi desenvolvido com a parceria da Prefeitura de Joinville, Fiesc, Escola do Teatro Bolshoi do Brasil e Senai/SC. O monumento teve patrocínio das empresas Netzsch Proven Excellence, de Pomerode, que desenvolveu o projeto hidráulico; e da sueca Höganäs, fornecedora do pó metálico utilizado como matéria-prima, além das empresas Integra Laser e Sew Eurodrive.