Uma porta internacional se abriu e Endriu Gouvêia Kazmirski decidiu embarcar para seu primeiro desafio fora do Brasil no vôlei profissional. Aos 23 anos, o atleta nascido em Caçador e radicado em Jaraguá do Sul, é o mais novo reforço do Cherno More Bask, equipe da cidade de Varna, na Bulgária.
O levantador firmou um contrato inicial com duração de oito meses e já se juntou ao elenco principal, que se prepara para a estreia na Superliga Búlgara, marcada esta sexta-feira (24).

Endriu com a camisa do time búlgaro | Foto: Arquivo pessoal
Após participar da pré-temporada com treinos intensos e amistosos, o jogador formado na ADV/Jaraguá destaca o crescimento do voleibol búlgaro e as principais dificuldades enfrentadas na nova experiência.
“O nível da Bulgária está expandindo muito, com a visibilidade e investimento que os times estão tendo. Os maiores desafios são as falas e a alimentação por ser o único brasileiro no clube, mas são só costumes a serem aprendidos”, afirma.
Para ele, a experiência vai além das quadras. “A satisfação é poder aprender uma nova cultura. Estou com expectativas altas por estar em um clube novo, conhecer novas pessoas e dar o meu melhor”, conclui.
Base em Jaraguá e clubes na carreira
Endriu vive o voleibol desde muito novo e encontrou inspiração dentro da própria família, acompanhando a mãe em treinos em Jaraguá do Sul. Mas o primeiro contato na quadra veio mesmo com 10 anos, incentivado também pelo professor Benhur Rosado Sperotto, criador do projeto Evoluir e comendador do esporte jaraguaense.
A partir daí, o interesse virou paixão e, mais tarde, profissão. O levantador fez toda sua formação de base em Jaraguá do Sul e acumulou conquistas expressivas: pódios em todos os campeonatos disputados, incluindo dois títulos dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina e uma medalha de bronze na Liga Ouro da Taça Paraná.

Levantador foi campeão dos Joguinhos por Jaraguá | Foto: Arquivo pessoal
A transição para o cenário adulto começou em Timbó, onde disputou a Liga C e os Jasc. Depois, seguiu para São Paulo, atuando no Sub-21 de São Caetano e no adulto de Santo André. Sua primeira experiência na Superliga A veio com o Araguari Vôlei (atual Praia Clube), além de uma passagem pelo Apade Vôlei, de Belém (PA), onde jogou as Superligas C e B.
Hoje, ao olhar para trás, Endriu reconhece a importância de cada etapa da trajetória, mas principalmente dos ensinamentos adquiridos em Jaraguá do Sul.
“Minha base por Jaraguá foi feita de conquistas e aprendizados. Tive grandes professores como Benhur, Kadylac, Luderitz e Cleyton, que foram fundamentais na minha construção como pessoa e jogador”, finaliza.
- Jaraguaense conquista o título da Taça Brasil de Vôlei com o Sesc Flamengo
- Atleta de Jaraguá do Sul é anunciado como reforço do Joinville Vôlei
- Jaraguaense jogará nos Estados Unidos após deixar clube da Superliga de Vôlei