Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A dor e seus mitos: como romper crenças e recuperar o bem-estar

Por: Andreia Chiavini

03/10/2025 - 10:10 - Atualizada em: 03/10/2025 - 10:51

Quem nunca se deparou com a crença de que consumir manga com leite faz mal? Ou bater na madeira três vezes para espantar o azar, ou outras crenças que levamos para uma vida inteira? Somos regidos por muitas crenças, algumas não interferem em nossas vidas, outras nem imaginamos o quanto nos prejudica. Uma delas é a crença da dor. Muitas vezes a dor chega de mansinho, quase que silenciosa, vai se instalando no corpo como se fosse um território particular.

Muitas vezes temos pouca percepção do que esta acontecendo e vamos nos acostumando com a presença dela ali. O tempo vai passando, a vida vai seguindo e de repente, a dor se tornou o maior problema e uma limitação da vida. Sentir dor é ruim, mas viver diariamente com ela é insuportável. Esse sentir transforma qualquer atividade simples em um terrível pesadelo.

Quem vive com dor, certamente já passou por diversos especialistas, recebeu inúmeros diagnósticos, experimentou diversos medicamentos e vários tratamentos, inclusive o repouso. A maior crença de todas, o repouso para aliviar a dor ou não aumentá-la. Muito melhor comer manga com leite, pode ter certeza que é menos maléfico à saúde do seu corpo físico, mental e no bolso.

Não existe uma receita pronta para o alivio da dor, mas existem caminhos para que a dor diminua e com o tempo seja reeducada para que você possa viver com qualidade de vida. O primeiro passo é entender que não existe milagre, existe um processo a ser percorrido e que pode ser longo, mas eficaz.

Precisa de paciência e ter consciência que a dor crônica não aconteceu de um dia para o outro, são anos, diariamente, através de hábitos incorretos, sedentarismo e outros fatores, que ela foi se instalando. O segundo passo é do profissional, que é identificar o perfil da pessoa que sofre com a dor e o seu relacionamento com a dor. Muitas vezes a dor é uma bengala emocional e a pessoa nem percebe.

Precisamos romper esse elo, esse ciclo da dor e também muitos mitos que pioram a dor. Uma relação de confiança deve ser estabelecida entre você e os profissionais que te acompanham. E por ultimo, acredito que é assumir o controle da sua vida. Parece simples, mas é um desafio para todos nós. Mas pense, viver com dor precisa de coragem, enfrentar a dor precisa que você redobre a coragem, sem olhar para trás, seguindo adiante rumo ao objetivo que te move.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Andreia Chiavini

Fisioterapeuta especialista em Fisiologista do Exercício e Certificada em Pilates, TRX e RPG. Crefito: 77269-F.