A economia diversificada, que resulta em ampla oferta de empregos, aliada a serviços públicos de qualidade, faz com que cada vez mais pessoas – de outros estados ou municípios catarinenses – escolham Jaraguá do Sul para viver.
O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022, mostra que entre 2010 e 2022, a cidade recebeu quase 40 mil novos moradores, aumentando sua população de 143.123 habitantes para 182.660 (crescimento de 27,62%). De lá para cá, o número de migrantes continuou subindo: dados da pesquisa Estimativas da População, divulgada em 28 de agosto, pelo IBGE, aponta que a população residente no município atualmente é de 199.519 habitantes, o que faz com que Jaraguá siga sendo o maior município do Vale do Itapocu e uma das cidades que mais crescem em Santa Catarina, com cerca de 60% da população total da microrregião, que inclui Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba.
Essa explosão demográfica traz consigo uma série de desafios, principalmente em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana.

Jaraguá tem cerca de 60% da população total da microrregião | Foto: Fábio Junkes
- ‘Parques Mais Ativos’ promove saúde e convivência em espaços públicos de Jaraguá do Sul
- Schützenfest: Comitê Gestor divulga novidades para a 35ª edição da festa
Atenção à saúde básica
O secretário municipal de Saúde, Rogério Luiz da Silva, afirma que não só Jaraguá, mas todas as 7 cidades do Vale do Itapocu – que além dos municípios citados acima também envolve Barra Velha e São João do Itaperiú – estão num esforço conjunto para ampliar a capacidade de realização de consultas, exames e procedimentos, que são o pilar básico do Sistema Único de Saúde (SUS).

Município prioriza investimentos em saúde básica e prevenção de doenças | Foto: arquivo OCP
“A gestão tem uma preocupação muito grande quanto à necessidade de preparar a cidade para o crescimento populacional. A ideia é o município se voltar para aquilo que é do seu escopo, ou seja, a saúde básica, criando ferramentas e apostando na prevenção e educação em saúde”, declarou o secretário. “O discurso entre prefeitos, secretários de saúde, políticos da região, hospitais e demais prestadores de serviços na área estão alinhados nesse sentido”, completou.
Crescimento equilibrado
O secretário de Planejamento e Urbanismo, Anselmo Ramos, afirmou que a pasta acompanha de forma permanente o crescimento populacional de Jaraguá do Sul e vem estruturando ações para garantir que esse processo ocorra de maneira organizada e sustentável, seguindo o Plano Diretor, que é o principal instrumento de orientação para o desenvolvimento urbano, com diretrizes claras para o uso e ocupação do solo, expansão urbana e preservação de áreas ambientais.

Condomínio residencial construído no bairro Santa Luzia beneficiou cerca de 100 famílias | Foto: arquivo OCP
“Trabalhamos em conjunto com programas habitacionais que buscam oferecer moradia digna e acessível à população, alinhando qualidade de vida e inclusão social. No campo da mobilidade, a abertura e interligação de novas vias têm sido prioridade para melhorar a circulação e preparar a cidade para as demandas futuras”, afirmou Ramos, reforçando que o compromisso da administração municipal é “planejar a cidade de forma integrada, prevendo e antecipando necessidades, para que Jaraguá do Sul continue crescendo com equilíbrio, inovação e qualidade urbana”.
Novas escolas e creches
“Para atender à demanda de crescimento populacional do município, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem investido na reforma e ampliação de unidades escolares, além da projeção de novas construções, incluídas no Plano Plurianual de 2026 a 2029”, informa a titular da pasta, Iraci Müller.
Recentemente foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rita de Cácia Ramos da Silva, no bairro Czerniewicz, com capacidade para atender aproximadamente 200 crianças do berçário ao maternal. No bairro Ilha da Figueira, o CMEI Profª Leonice Cisz iniciou os atendimentos em março deste ano, com capacidade para atender aproximadamente 400 crianças de 0 a 5 anos, do berçário à pré-escola.

Abertura de novas vagas em creches é uma das principais demandas na área educacional | Foto: arquivo OCP
A secretária também destaca a reforma e ampliação do CMEI Waldir Theilacker, no bairro Jaraguá 84, que conta agora com capacidade de atender aproximadamente 200 crianças nas turmas de berçário e maternal e a construção da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Frei Aurélio Stulzer, no bairro João Pessoa, conta com a capacidade para atender cerca de 900 alunos do pré ao 9º ano.
“Está sendo finalizada a construção do novo prédio da Escola Guilherme Hanemann, no bairro Jaraguá 99, que atualmente atende cerca de 600 alunos do pré ao 9º ano, e com a nova unidade terá capacidade para atender até 1.400 alunos e também estão previstas ampliações em unidades escolares nos bairros Braço Ribeirão Cavalo e Rio da Luz I”, informa Iraci Müller.
Ainda de acordo com a secretária, há construções de novas elencadas no Plano Plurianual 2026 – 2029 para os bairros Nereu Ramos, Três Rios do Sul e Barra do Rio Cerro. Também está prevista reforma e ampliação do CMEI Jader Marcolla, no bairro Água Verde.
Além disso, a Secretaria de Educação está firmando parcerias públicas e privadas. O Município abriu edital de credenciamento para instituições de ensino da rede privada interessadas na prestação de serviços por meio da
oferta de vagas da Educação Infantil, para ampliar provisoriamente a capacidade de oferta de vagas públicas.
Confira os números da região:
1º – Jaraguá do Sul – 199.519 mil habitantes
2º – Barra Velha – 52.860 mil
3º – Guaramirim – 51 009 mil
4º – Schroeder – 21.710 mil
5º – Massaranduba – 18.122 mil
6º – Corupá – 15.912 mil
7º – São João do Itaperiú – 4.827 mil