O Comitê Gestor da 35ª Schützenfest segue com um cronograma intenso de reuniões para tratar dos preparativos da festa que ocorrerá de 6 a 16 de novembro, no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe. Além dos elementos tradicionais e já consagrados na programação, a edição deste ano promete novidades, entre elas, um desfile festivo no centro da cidade, programado para acontecer no feriado do dia 15 de novembro, um sábado, a partir das 9h30.
Segundo Paulo Chiodini, presidente do Comitê Gestor, o objetivo é expandir as fronteiras da Schützenfest e levar para as ruas centrais o clima da festa, envolvendo a população em uma celebração vibrante da cultura e das tradições germânicas. Além de integrantes das sociedades de atiradores, da CCO e do Comitê Gestor da festa, entidades também poderão desfilar, mediante inscrição prévia.
O desfile também terá a participação do grupo Planetapéia, com seus brinquedos que encantam por onde passam. Este formato de desfile é bastante comum em outras grandes festas típicas, como na Oktoberfest de Blumenau e na Schützenfest de Hannover, na Alemanha.
O regulamento do desfile está sendo redigido e será divulgado nos próximos dias. Após o desfile, todos serão convidados a continuar com os festejos no Parque Municipal de Eventos. Vale destacar que os desfiles das sociedades de tiro, nos dois domingos de Schützen, ocorrerão normalmente, assim como o Schützenbaum, marcado para o dia 27 de setembro.
“SchützenTreffen”
Outra novidade para este ano será a “SchützenTreffen” ou “Noite do Encontro dos Amigos Atiradores” marcado para o dia 13 de novembro, no pavilhão A. O acesso será por reserva de lugares ou mesas. Serão servidas comidas típicas e bebidas. Neste formato – tradicional na Oktoberfest de Munique, na Alemanha – garçons circulam pelo espaço, atendendo os pedidos das mesas. Para esta atração serão comercializados ingressos à parte. Os detalhes serão divulgados posteriormente.
“Estamos trabalhando com muita dedicação, pensando em todos os detalhes. Queremos envolver a cidade no clima da Schützenfest e ressaltar a característica familiar da festa, celebrando a cultura, história e tradições alemãs”, explica Paulo Chiodini.
Os editais de serviços da Schützenfest estão sendo finalizados e alguns serão lançados já nos próximos dias.