Os municípios de Corupá, Guaramirim e Massaranduba passaram a contar, a partir da última sexta-feira (29), com Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) específicos para seus logradouros. Assim, avenidas, ruas, praças, servidões e travessas da zona urbana dos municípios foram codificados dentro das seguintes faixas de CEP:
Corupá: 89390-001 a 89393-999, substituindo o CEP geral 89278-000;
Guaramirim: 89270-001 a 89277-999, substituindo o CEP geral 89270-000;
Massaranduba: 89380-001 a 89383-999, substituindo o CEP geral 89108-000.
Para saber o CEP da sua rua, basta acessar o site http://www.correios.com.br e clicar na opção “Busca CEP”. A população dos referidos municípios terá seis meses para adaptação, sendo que nesse período o antigo CEP geral ainda estará disponível.
É importante que todos os moradores utilizem e cadastrem o novo CEP do logradouro do seu endereço junto aos prestadores de serviços (água, luz, gás, internet, telefonia), correspondentes bancários (cooperativas de crédito, lojas) e lista de contatos pessoais. Entre os benefícios apontados para o CEP por logradouro estão maior rapidez e eficiência na distribuição de correspondências e redução dos custos com devolução.
Os levantamentos para a codificação postal de Corupá, Guaramirim e Massaranduba foram realizados em conjunto com as prefeituras dos municípios, com os Correios verificando os seccionamentos das ruas e outros detalhes necessários para a implantação.
Finalidade do CEP
A codificação por logradouro possibilita melhoria no processo de separação das correspondências nas fases de triagem, encaminhamento e distribuição, na medida em que permite a utilização de equipamentos eletrônicos. Assim, o CEP é imprescindível quando se fala em entrega de cartas e encomendas em residências e estabelecimentos. Na falta do CEP ou uso de código incorreto, os objetos postais levam mais tempo para serem separados e entregues, sem falar na possibilidade de entrega em endereço indevido.
A criação de novos códigos, realizada pelos Correios, é um trabalho contínuo, considerando que em todo o país há novas regiões habitacionais em desenvolvimento e conglomerados urbanos em expansão. Para implantar novos CEPs e agilizar o acesso do cidadão aos serviços postais básicos, os Correios precisam receber, oficialmente, mapas atualizados, legislação correlata, relação de logradouros, entre outros documentos. O prazo para criação de um novo CEP depende da integralidade do material que é fornecido por prefeituras e órgãos públicos. O tempo para se concluir um processo de codificação varia de acordo com as especificidades de cada região.