O segredo está em reconhecer o que você merece conquistar, para isto, você precisa se permitir a ter uma boa relação entre dinheiro e produto, o que realmente envolve uma venda. Sem vender, não há como conquistar o dinheiro, concorda? Vou ser um pouco mais direto, não tem como você cumprir o seu propósito sem provisão, tem que ter dinheiro. Tudo bem, agora estou entendendo, mas o que precisa para você vender? Uma venda bem-sucedida está na verdade da sua comunicação, além de um produto que você confia no resultado que é gerado com a aquisição deste produto.
A frase “você é o que comunica, não o que comunica o que você é” destaca que, antes de tudo, é a percepção da sua essência que irá impactar seu cliente, e não somente o conteúdo técnico que você transmite.
Um processo de vendas bem estruturado começa com preparação e planejamento.
Vender é muito mais do que persuadir o cliente, empurrar a goela baixo, é reconhecer que gerar valor ao cliente, resolvendo algo que ele está buscando, é se relacionar com o ser humano, não com a camada isolada do dinheiro, é construir uma base sólida de estratégia e intenção. Quando você não se organiza, corre o risco de falhar, não dá para ficar no imprevisto e improviso achando que dá certo, precisa de organização e intencionalidade dentro de um processo de ações claras.
Vender é bom, é bom quando você ajuda as pessoas a realizarem os seus desejos, isto é muito prazeroso.
A venda eficaz requer clareza de propósito e uma dedicação que o diferencia dos demais. Afinal, para se tornar um grande vendedor, é preciso abandonar o status de “qualquer pessoa”.
A conexão entre você e o seu cliente, existe uma ponte e uma conexão de segurança para isto acontecer, e revisar o processo, é saber que não somente ser esforçado, é fazer o esforço certo para conquistar resultados.
Agora, reflita, para entender onde você pode estar errando e quais são os passos básicos para o sucesso em vendas.
Ninguém começa bom, avançamos e aperfeiçoamos no caminho, é o treino que te deixa bom, como aprender a andar, vem muitas quedas, e “Cai de maduro, e levanta de forte”.
Ao repetirmos processos eficazes, a aprendizagem é intensificada.
Não para ficar bom em desculpas, quem é bom em desculpa, não é mais bom em nada, pior, se ainda fica olhando para a grama do vizinho, e ficar colocando a sua energia em fofoca, preocupado em acompanhar fofocas do que tendências do seu mercado compromete sua capacidade de inovar e de lidar com objeções de clientes, perde a oportunidade de treinar.
Escolha não se vender as desculpas, e se comprometer em conquistar os seus resultados, não venda o seu sonho barato as desculpas.
Alargando horizontes e medindo resultados
O sucesso em vendas exige expandir suas possibilidades e suas fronteiras. Quem busca resultados precisa medir continuamente seu progresso, utilizando métricas de performance. Vender não é apenas sobre quantidade, mas sobre lucratividade: é preciso considerar o quanto cada venda contribui para o lucro total.
Você merecer ter bons clientes e ter uma boa produtividade, é saber sobre valor de entrega.
Por exemplo, na minha experiência como médico e gestor de saúde, percebi que o valor de um tratamento certo vai muito além do custo de uma consulta. Restaurar a saúde de uma pessoa, seja ela um paciente ou até mesmo um filho, é algo incalculável. Ao longo da minha trajetória, vi muitos profissionais acreditarem que vender o tempo é seu principal valor, aceitando consultas de 50, 70, 100 reais e acumulando filas de pacientes, forçando um ritmo rápido para aumentar o valor da hora. Em contrapartida, existem profissionais que entendem o valor do conhecimento: estabelecem um valor de consulta mais alto e dedicam o tempo necessário para buscar a causa dos problemas de forma mais assertiva, alcançando resultados superiores.
Para mim, não existe certo ou errado entre esses dois caminhos, acredito que essa é uma escolha pessoal.
A diferença está em quem queremos atender e com que tipo de cliente queremos nos relacionar. No meu caso, escolhi me conectar com pessoas que buscam qualidade e precisão, criando um ambiente onde posso gerar resultados significativos e construir histórias inspiradoras, que valorizam meu trabalho e meu propósito. E, claro, independente da abordagem, sempre existe uma venda envolvida, seja do tempo ou do conhecimento.
Isso inclui uma reflexão profunda sobre a viabilidade e o crescimento da sua área e a necessidade de ir além dos limites atuais.
Reflita, o que te impede de alcançar melhores resultados? Faça este exercício que vai contribuir para você identificar onde pode iniciar o seu avanço.
Estabelecendo metas claras e realistas: a metodologia SMART
Para que seu dia seja próspero e produtivo, é vital que você defina metas claras, seguindo o modelo SMART:
- Específica: Definir claramente o que deseja alcançar.
- Mensurável: Saber quando e como a meta foi atingida.
- Atingível: Ser prática e compatível com sua realidade.
- Relevante: Importante para motivar e mobilizar a ação.
- Temporal: Estabelecer prazos para revisar e ajustar o progresso.
Libertando-se de limitações
Para evoluir, é preciso quebrar o teto que limita seu crescimento. Uma agenda cheia não é sinônimo de sucesso, ela pode ser uma forma de escravidão. Ter uma demanda constante de trabalho sem espaço para novos projetos e clientes pode levar à estagnação. É preciso saber dizer “não” e focar em oportunidades de alta relevância.
Além disso, é comum que vendedores encarem o preço com receio, mas para vender bem é preciso ter convicção do valor oferecido. Muitas vezes, é a mentalidade de escassez que limita os resultados. A mentalidade empobrecedora afeta tanto o vendedor quanto seu relacionamento com clientes e concorrentes. A verdadeira prosperidade vem da ordem e do foco no progresso.
O valor de construir relacionamentos duradouros
A venda não é apenas uma transação de dinheiro, é conexão entre seres humanos, é um relacionamento construído com confiança e interesse pelo cliente, tempo de escuta é importante para entender o cliente e não tenha pressa para correr em empurrar o seu produto, veja primeiro se faz sentido, é sobre ajudar o ser humano, não sobre colocar dinheiro no bolso, é merecimento o justo de ambos os lados. É necessário mostrar ao cliente que sua realização é uma prioridade. Isso requer sensibilidade para entender suas necessidades desde o primeiro contato.
Evite armadilhas emocionais
Muitas empresas novas caem na armadilha de vender apenas para amigos e familiares, o que limita seu crescimento. Outro ponto importante é a escolha do ambiente em que você atua. Estar cercado de pessoas que não compartilham sua ambição e visão pode impedir seu progresso.
Ser rico é uma escolha
Lembro que, como especialista em desenvolvimento humano, acredito que toda mudança começa na mentalidade. Quando resolvemos nossas emoções, abrimos o caminho para que essa transformação se torne real em nossas vidas. Para avançar, é necessário voltar para dentro e resolver as questões internas. A melhor “venda” que podemos fazer é acreditar em nós mesmos todos os dias e reconhecer que somos capazes de ir além, sem nos vender para as desculpas.
Chegou o momento de alcançar a verdadeira riqueza. Vamos caminhar juntos, com o entendimento de que o que realmente importa é a riqueza interior, na vida pessoal, na família e na carreira. O verdadeiro sentido é “vender” nosso legado, construindo uma história de admiração pelas superações e pela escolha de viver em busca do melhor, indo além todos os dias por um bem maior. Isso inclui nossa família e muitas gerações futuras, pois nada é para nosso benefício exclusivo, é sobre inspirar e impulsionar outras pessoas a também irem além.
Vamos juntos entrar nesse novo ambiente, focado em levar você além, para alcançar o sucesso pessoal, familiar e profissional. O momento é agora, vamos construir essa jornada de crescimento e riqueza verdadeira!
Aguardo por você.
——————–
Sou o Dr. Hugo Oliveira, médico, mentor, treinador e palestrante na área de desenvolvimento humano e transformação pessoal, com uma missão clara: transformar vidas. Combino minha formação em medicina com um foco intenso em liderança emocional, mentalidade de sucesso e crescimento pessoal. Minhas experiências pessoais, familiares e profissionais – incluindo a superação de um câncer aos 14 anos e uma carreira pautada pela excelência médica – me impulsionam a ajudar pessoas a desenvolverem uma vida equilibrada, em busca de identidade, propósito e realização em suas jornadas.
Fundei o Instituto do Câncer Oliveira, em Joinville-SC (@institutooliveirasc), para oferecer apoio a famílias de crianças com câncer, em uma missão que também reflete meu compromisso com os princípios e valores cristãos e com a espiritualidade.
Meu trabalho envolve palestras, programas de mentoria e imersões voltadas à transformação de vida, com ênfase em ressignificação, mentalidade abundante, gestão emocional, mudança de comportamento e a construção de um legado sólido nos âmbitos pessoal, familiar e profissional, sempre respeitando a integridade de cada ser humano.
Redes sociais:
Site:https://drhugooliveira.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/drhugooliveira/
Devocional ONCOFÉ: https://www.americanas.com.br/produto/7460617878/devocional-oncofe
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/@dr.hugooliveira