Uma polêmica vem agitando o futebol australiano nos últimos dias e acabou viralizando pelo mundo. Isso porque, o árbitro da AFL (Australian Football League), Leigh Haussen, foi suspenso após se fantasiar de Osama Bin Laden em uma festa com o tema de “personagens dos anos 2000”
O juíz usou roupa e máscara do antigo líder da Al Qaeda no evento de pós-temporada de árbitros em um restaurante de Melbourne, que aconteceu no mês de setembro, um dia após a Grande Final.
“O tema do encontro foi ‘personagens dos anos 2000’. [Haussen] trocou de roupa no local e usou uma máscara por apenas um curto período de tempo antes de removê-la. “Ele cooperou totalmente com a investigação depois que a AFL foi informada sobre a função e pediu desculpas por usar a fantasia, que era inapropriada, ofensiva e de mau gosto”, diz o comunicado da liga.
Com o episódio, Haussen não poderá trabalhar na rodada de abertura da temporada 2025 da AFL. A decisão de suspendê-lo reafirma a postura da AFL quanto à conduta esperada de seus representantes. A liga enfatiza a responsabilidade dos árbitros em serem modelos de boa conduta, tanto dentro como fora do campo.