Em 2024, completei 50 anos de vida.
Resolvi celebrar registrando algumas receitas que amaria compartilhar com as pessoas que amo. Pensei em fazer uma grande festa e servir muitas delícias! Mas logo percebi que seriam muitas pessoas, pois há muita gente importante ao meu lado nessa caminhada… eu não teria como realizar isso. Então, compartilhar as receitas e os trechinhos da minha história foi a alternativa.
Um livro de receitas traz muito mais que sugestões de ingredientes e técnicas que se harmonizam para criar um prato saboroso. Um livro de receitas traz a história, o local, a cultura de quem compilou as receitas. É o registro de um tempo e dos modismos da época. Conforme ia escrevendo trechos da minha vida, e relembrando os sabores que marcaram cada época, fui percebendo a importância de registrar doces de quando eu era criança, na simplicidade dos ingredientes, na escassez de equipamentos domésticos, e na pureza das receitas. Só de falar, me vem à boca o sabor e a cremosidade do arroz doce, por exemplo.
Conforme fui crescendo, desbravando o mundo, conheci outros países e provei pratos diferentes. É claro que aprendi a preparar os que mais me surpreenderam! Doces, salgados, pratos quentes ou frios, aprendi muito sobre cada lugar através da comida.
Por fim, quando finalizei a escrita do livro e reli, percebi que é um retrato fiel da minha caminhada. Da infância na Serra Gaúcha, pelas viagens em pesquisa de moda pelo mundo, à maternidade, a participação no Masterchef 2021, e o retorno às minhas origens, estudando gastronomia na Itália este ano…
Quando criança, eu sonhava escrever um livro. A vida me permitiu construi-lo dia após dia. São “As 50 Receitas dos meus 50 Anos” , disponível diretamente no meu perfil instagram @juliananardelli ou na Amazon . Você gosta de livros de receitas e percebe a importância de termos registros das receitas que marcaram uma época, um lugar, uma pessoa, ou uma família?