Gaúcho de 100 anos bate recorde mundial de natação

Foto: Reprodução @antonkarlbiedermann

Por: Priscila Horvat

02/10/2024 - 16:10 - Atualizada em: 02/10/2024 - 16:58

No final de setembro, Anton Karl Biedermann, um notável gaúcho de Rio Grande, celebrou seu centenário de uma forma extraordinária: batendo o recorde mundial nos 50 metros costas na categoria 100+ em um campeonato de natação.

A façanha aconteceu no dia 22 de setembro. Com um tempo impressionante de 1 minuto e 9 segundos, Anton alcançou a marca durante o Campeonato Estadual Master de Inverno, realizado na piscina olímpica do Recreio da Juventude, em Caxias do Sul (RS).

Inspirado por seu ídolo da infância, o nadador e ator Johnny Weissmuller, Anton começou a nadar aos 12 anos, quando sua família se mudou para Guaratinguetá (SP).

Desde então, ele nunca parou. Associado ao Grêmio Náutico União desde os 17 anos, o atleta acumula medalhas e uma rica história no esporte. Sua mãe, Dona Alice, também influenciou essa paixão, levando Anton e sua irmã, Helene, a se matricularem em um clube.

Apesar de ter passado por três pontes de safena, Anton não mostra sinais de cansaço. Ele se tornou um símbolo de determinação e longevidade, provando que o amor pela natação e pelo esporte transcende as gerações.

“Dormir cedo, acordar cedo. Comer pouco. Se beber álcool, faça-o moderadamente. Não usar drogas. Ler. Refletir. E praticar algum esporte. Essa é a receita da longevidade”, conta o atleta.

Líder empresarial gaúcho, o campeão mundial de natação ainda divide seu tempo com palestras e divulgação do livro “50 metros a mais”, que conta sua história, em uma clara mensagem que não deseja desacelerar.

Com esse recorde, Anton Karl Biedermann marca uma incrível marca de celebração em seu centenário e deixa um legado inspirador para futuras gerações de nadadores.

Notícias no celular

Whatsapp