Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Verme do Coração” – saiba como prevenir!

Foto: Divulgação HV Amizade

Por: Coluna Pet

07/08/2023 - 16:08 - Atualizada em: 07/08/2023 - 17:01

 

O parasita Dirofilaria immtis, popularmente conhecido como “Verme do coração” é o agente causador da Dirofilariose. Transmitido através da picada de mosquitos (como o Aedes aegypti), as microfilárias (forma imatura do verme) se instalam no lado direito do coração e lá se desenvolvem durante 7 a 9 meses, até tornarem-se vermes adultos. Dentro do coração, as formas adultas se reproduzem, e somente então, quando há um número grande de vermes que os sinais clínicos tornam-se evidentes.

As queixas iniciais são tosse leve, que com o tempo se agrava, cansaço fácil, perda de peso, fraqueza, síncopes e mucosas pálidas. Por se alojar em um dos órgãos mais importantes do corpo – o coração, em uma região conectada com pulmões e vasos sanguíneos, é uma doença grave e pode levar à morte. O diagnóstico pode ser feito através de exames clínicos, testes de antígenos e de pesquisa de microfilálias, radiografias de tórax e ecocardiograma.

Como prevenir?

Dentre todos os medicamentos, existe um que vêm revolucionado a questão por sua eficiência e facilidade. O ProHeart® SR-12 é um antiparasitário injetável, à base de Moxidectina, indicado para cães a partir de 6 meses de idade. O medicamento, além de combater os parasitas ainda jovens que tentam alcançar o coração do animal, também confere prevenção por 12 meses após a aplicação, já que as microcápsulas permanecem no organismo do cachorro enquanto se desfaz lentamente. Tudo isso sem causar nenhum mal ao PET, garantindo sua saúde e o mantendo fora de risco.

Ainda tem dúvidas? Traga seu melhor amigo ao Hospital Veterinário Amizade e converse com nossa equipe. Estaremos prontos para lhe atender.

 

Gatos também ficam resfriados?

Foto: Divulgação HV Amizade

Inverno a todo vapor, com ele, o medo das temidas gripes. Por esse motivo, os pais e as mães de pets também devem ficar atentos, já que a gripe felina é uma das doenças mais comuns e mais contagiosas entre os bichanos. Ela pode ter diferentes origens, dependendo do agente causador. Entretanto, geralmente, o termo está associado à rinotraqueíte, uma condição perigosa para os bichanos, conhecida por ser extremamente contagiosa e é originada a partir de três agentes principais: Herpesvírus Felino, Calicivírus Felino e uma bactéria chamada Chamydophila felis.

O bichano se contamina ao entrar em contato com um pet doente. Isso ocorre principalmente com gatos que saem à rua. O bichano frequentemente apresenta sinais relacionados a um resfriado comum, com problemas respiratórios e outras complicações, tais como: tosse, espirros, secreções nasais, secreções oculares, febre, perda de apetite, apatia.

Em outras palavras, o gato fica com jeitinho de doente: desanimado, tossindo, podendo até mesmo apresentar febre. Para um diagnóstico preciso, é fundamental consultar um médico veterinário. Por sorte, esse é um problema fácil de prevenir. A vacina para a rinotraqueíte está no calendário obrigatório dos bichanos. Ela faz parte da chamada vacina polivalente, também conhecida como V3 ou V4.

Porém, é importante lembrar que, além da vacinação básica, é necessário aplicar os reforços para o organismo do peludo estar forte e preparado. Com uma nutrição adequada, exercícios frequentes e visitas regulares ao veterinário, o peludo mantém a imunidade elevada e pode combater a gripe felina sem problemas!

 

 

Seu Pet! Nossa Amizade!

“Semanalmente, teremos este cantinho, para narrar histórias reais da vida do seu pet, eternizando momentos marcantes e especiais! Mande uma foto e nos conte sua história… seu Pet ficará famoso por um dia! Envie para [email protected] que a Dra. Daniela irá narrá-la com todo carinho!”

 

“Neto – um cachorro muito gente boa”

Foto: Divulgação Amizade

Pensa num cachorro muito gente boa… este é o Neto! Embora não pareça, ele já é um idosinho, tem 10 anos de idade e muita alegria de viver! Recentemente ele adoeceu, começou a perder peso e, prontamente, sua família procurou ajuda da Médica Veterinária que o acompanhou desde bebezinho… Depois de alguns exames, foi diagnosticado com câncer em um dos rins! Seu caso era muito grave, necessitava de uma cirurgia de grandes proporções para poder trazer a ele algum conforto de volta, livrando-o da dor! A decisão não era fácil, pois o risco cirúrgico era alto.

No entanto, sua família encarou o desafio e venceu o medo… Neto foi operado, removeu um tumor com mais de um quilo e meio de peso, sua recuperação foi surpreendente, ficou mais ativo, voltou a comer e continuou sendo esse garotão gente fina de sempre! Sabemos que a cirurgia foi paliativa, mas queremos que o Neto tenha qualidade de vida, que possa desfrutar da companhia de sua abençoada família, que tanto o ama e que, acima de tudo, possa ser FELIZ!!! Te amamos Neto querido!

Por Dra Daniela Brecht
[email protected]

Whatsapp: (47) 99992-6524

Onde encontrar

Hospital Veterinário Amizade

Rua Roberto Ziemann, nº 2181, Amizade, Jaraguá do Sul.

Telefone: (47) 3371-2340 Whats App (47) 99274-6781

Setor de Convênios (48) 3197-1884

Site: amizade.vet.br
Instagram: hospitalveterinarioamizade_
Ouvidoria e setor de convênios: (48) 3036-1494

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Coluna Pet

Mais saúde e qualidade de vida para o seu pet com dicas do Hospital Veterinário Amizade. Idealizado pela Dra. Daniela Brecht, médica-veterinária especializada em dermatologia, o Hospital Veterinário Amizade é referência regional por sua estrutura completa, especializada em cães, gatos, aves e animais exóticos, e pela excelência no atendimento médico-veterinário-hospitalar.