Você recebe esta e outras mensagens? Cuidado, é golpe

Por: OCP News Criciúma

18/10/2021 - 20:10 - Atualizada em: 18/10/2021 - 20:37

Golpistas estão enviando mensagens falsas do tipo phishing, utilizando o nome de bancos nacionais para atrair novas vítimas. As mensagens são enviadas aleatoriamente, mesmo que a pessoa não possua conta bancária naquele banco ou o serviço indicado, como o de milhas, por exemplo.

Segundo a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o objetivo do golpe é roubar dados de cartões de crédito, códigos PIX e credenciais bancárias. Com essas informações, os golpistas cometem fraudes em nome de terceiros.

“Normalmente essas mensagens são bem convincentes, e por isso é difícil identificar se elas são mesmo falsas. Na dúvida, não clique no link enviado. Além de mensagens de texto para o celular, o golpe pode ser aplicado também por emails que solicitam recadastramento da senha bancária. É importante lembrar que os bancos jamais enviam links com pedidos de atualização de dados por mensagens. Ao receber essas mensagens, cadastre-as como spam, bloqueie o numero e exclua-as do telefone”, orienta a corporação.

Outro detalhe comum nessas mensagens é que elas passam um número de telefone para você entrar em contato. Muitas pessoas acreditam que, por isso, a mensagem pode ser mesmo um pouco mais segura, mas não é o caso. Você liga e eles aplicam o golpe, agora por telefone.

Jamais informe suas senhas

“Sua senha é uma informação secreta e pessoal. Bancos e serviços em geral nunca vão pedir que você passe sua senha. Suspeite”, reforça a PMSC.