O Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul realizou um treinamento de técnicas de escalada. Neste sábado (26), nove bombeiros receberam instruções em um paredão de aproximadamente 25 metros na rua Erwino Menegotti, no bairro Chico de Paulo.

O treinamento buscou aprimorar técnicas de alpinismo e rapel para dar mais segurança aos resgates feitos pelos heróis do nosso cotidiano. Eles buscam simular situações em que a vítima está em um local de difícil acesso e, dessa forma, possam ser retiradas com segurança.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

A instrução foi dada pelo proprietário da empresa Sudeal Soluções, Roberto Dalsochio, especialista em acesso com cordas. Ele destaca que essa troca de experiências é benéfica para o trabalho de resgate em altura feito pelos voluntários.

“Os bombeiros enfrentam diversas situações no dia a dia e é importante ter esse tipo de vivência, tanto na escalada como no alpinismo industrial e predial. Aqui, eu adquiro conhecimento, eu passo conhecimento e a gente vai agregando isso na sociedade”, comenta Dalsochio.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

O chefe de equipe do Corpo de Bombeiros Voluntários, Jackson Silva, destaca que os bombeiros utilizam essas técnicas no salvamento de alpinistas, por exemplo. Silva frisa que o treinamento é essencial para trazer segurança em situações reais.

“Essas pessoas podem ficar presas, desmaiar o mesmo ter um mal súbito durante a escalada. A gente precisa escalar o paredão para chegar nessa vítima. Depois, descer com toda a segurança até o chão para que as equipes façam o atendimento”, descreve Silva.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança