Capacitação de brigadistas impacta na segurança dos funcionários de empresas

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

17/08/2020 - 07:08 - Atualizada em: 17/08/2020 - 07:12

Em uma emergência, minutos e até segundos podem significar a diferença entre a vida e a morte. Em empresas, os brigadistas voluntários são os empregados que estão capacitados para agir em situações como incêndios e atendimentos pré-hospitalares.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul realiza mensalmente o treinamento dos brigadistas em sua base no bairro João Pessoa. O curso busca capacitar os funcionários a dar a primeira resposta nessas situações.

Durante seis horas, os bombeiros Emanuelli Hinkeldei e Edhuardo Nogueira de Araújo mostram como os alunos devem realizar o combate a um incêndio, a verificar os sistemas preventivos, realizar curativos e agir ao se depararem com um infarto, por exemplo.

Edhuardo explica que os bombeiros sempre buscam dar uma resposta rápida para os chamados. Apesar disso, muitas vezes não conseguem chegar em tempo hábil a uma ocorrência, seja pelo trânsito, por uma grande distância ou mesmo pelo grande número de atendimentos.

Edhuardo Nogueira de Araújo passa as instruções aos colaboradores | Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Por mais que a gente tenha equipes espalhadas em diversas regiões do município, muitas vezes a gente vai demorar um certo tempo para chegar até o local. No combate a incêndio, esse tempo é primordial. As ações precisam ser tomadas em segundos. Os brigadistas vão poder salvar vidas e ajudar a na preservação do bem da empresa”, explica.

Os colaboradores capacitados auxiliam principalmente na parte de abandono dos funcionários. No princípio do incêndio, eles vão garantir a retirada segura e o controle dos colegas. Com isso, os bombeiros podem intensificar as ações de combate ao fogo assim que chegam no local.

“Eles também vão estar aptos para agir em uma emergência médica, como uma parada cardiorrespiratória. A cada dez segundos, a chance de sobrevida de um paciente cai 10%. Então, eles vão poder agir de uma forma tranquila e sistemática nessas ações”, destaca.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança