Vento forte provoca destelhamentos, queda de árvores e falta de luz em Jaraguá do Sul

Por: Gabriel Junior

22/01/2018 - 08:01 - Atualizada em: 22/01/2018 - 21:42

Jaraguá do Sul amanheceu com 900 unidades consumidoras sem o fornecimento de energia elétrica e com registro de estragos devido ao temporal do começo da madrugada desta segunda-feira (22). A velocidade máxima dos ventos atingiu 61 km/h na estação de monitoramento da Epagri/Ciram no Garibaldi, onde a precipitação foi de 11,6 mm.

LEIA MAIS: Semáforos danificados pelo temporal estão sendo consertados em Jaraguá do Sul

Até às 7h, unidades consumidoras dos bairros Rio da Luz, Nova Brasília, Barra do Rio Cerro, Ribeirão Grande da Luz e Garibaldi permaneciam sem luz. Por volta das 8h25, cerca de 50 residências continuavam sem energia elétrica, principalmente no Nova Brasília.

Parte da região central sem luz nesta madrugada | Foto Ricardo Daniel Treis/OCP

O vento forte e a chuva torrencial provocaram estragos, principalmente nos bairros Vila Lalau, Nova Brasília e Vila Lenzi, segundo a Defesa Civil de Jaraguá do Sul. O diretor Hideraldo Colle disse que oito chamados foram recebidos nesta madrugada e a Defesa Civil visitará os locais atingidos na manhã desta segunda-feira para fazer a avaliação.

Ele comentou que não há famílias desabrigadas e também não houve registro de pontos de alagamento. Porém, casos de destelhamentos e quedas de árvores foram atendidos com o apoio dos bombeiros voluntários.

Bombeiros voluntários receberam chamados para fazer corte de árvores | Foto Fábio Junkes/OCP

No bairro Nova Brasília, por volta da 1h, os bombeiros auxiliaram na distribuição de lonas para cobrir residências que tiveram o telhado arrancado pelo forte vento na rua Professor Antônio Estanislau Ayroso e nos arredores.

 

Queda de árvore na rua Antônio Carlos Ferreira, na Vila Lenzi | Foto Fábio Junkes/OCP

Às 1h25, os bombeiros voluntários foram chamados para fazer o corte de árvores que estavam obstruindo vias públicas em diversos pontos da cidade.

Em uma situação de emergência, uma árvore de grande porte impedia a passagem do trem no bairro Vila Lalau, perto da Marisol. Ainda durante o serviço de corte e retirada da árvore, o trem estava passando pelo local e não foi possível fazer a parada dele antes que ocorresse o acidente. Não houve feridos.

Queda de árvore sobre a linha férrea na Vila Lalau, nos fundos da Havan | Foto PMJS/Divulgação

LEIA TAMBÉM:

– Tubulações na região central de Jaraguá do Sul recebem manutenção nesta segunda-feira

– Chuva forte danifica duas pontes no interior de Jaraguá do Sul