Veja o que diz a Defesa Civil sobre os riscos de temporais

Por: Elissandro Sutil

30/05/2022 - 08:05 - Atualizada em: 30/05/2022 - 09:24

Ventos fortes e granizo causaram transtornos em alguns municípios de Santa Catarina, principalmente no Norte do estado. Em São Bento do Sul e Campo Alegre, o vento destelhou casas e derrubou árvores.

A previsão do tempo voltada para a Defesa Civil divulgada no início da manhã desta segunda-feira (30) mostra que ainda pode haver rajadas de até 75 km/h em Santa Catarina. Veja o que diz o órgão:

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (30/05)

Na segunda-feira (30) a frente fria se afasta do estado, mas o sistema aliado ao fluxo de calor e umidade vindo da região Amazônica, deixa o tempo instável em SC. Entre o Vale do Itajaí e o norte do estado, com muitas nuvens e pancadas de chuva. Nas demais áreas, sol intercalando com aumento da nebulosidade e chance de pancadas de chuvas isoladas. Não se descarta a chance de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas, temporais isolados. À tarde, as temperaturas máximas variam de 16°C a 19°C no norte do estado, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis, chegam aos 14°C no Planalto Sul e entre 14°C a 17°C nas demais áreas. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de moderada intensidade (de 40 a 75 km/h) no litoral e áreas próximas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (31/05)

A terça-feira (31) começa com chance de geada na porção oeste, Planalto e Litoral Sul. Um sistema de alta pressão se desloca sobre parte da região Sul deixando o dia com muitas nuvens na porção oeste, Planalto e Litoral Sul. O fluxo de calor e umidade vindo da região Amazônica atua em parte do norte do estado e no decorrer da noite desloca-se em direção ao sul e oeste do estado. Assim, há previsão de pancadas de chuvas na Grd. Fpolis., Vale do Itajaí, norte do estado a qualquer hora do dia, a partir da noite nas demais áreas. O risco é moderado para ocorrências associadas às chuvas. O dia será com sensação de frio. Amanhecer com temperaturas mínimas abaixo dos 4°C na Serra (com chance de registros negativos), 3°C a 10°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, 6°C a 14°C no Litoral Sul, Grd. Fpolis. e até 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não sobem muito e chegam aos 16°C no estado. Ventos de sul a sudeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (01/06)

Na quarta-feira (01) um cavado aliado ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica deixa o dia nublado, com chuva persistente e por vezes intensa, que podem vir acompanhadas de temporais isolados em SC. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas, temporais. Por conta da maior presença das nuvens as temperaturas não variam muito no decorrer do dia e com sensação de frio em algumas localidades. Amanhecer com temperaturas de 5°C na Serra, até 15°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale e entre 7°C a 14°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 11°C no Planalto Sul e até 16°C no restante do estado. Ventos de leste a sudeste, com fraca a moderada intensidade, com rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quinta-feira (02) continua com tempo instável em SC, nublado com chuva (por vezes intensa) no decorrer do dia. Gradualmente, na sexta-feira (03) as condições do tempo começam a melhorar a partir do oeste catarinense. No litoral e áreas próximas com muitas nuvens e chuva isolada no decorrer do dia. O tempo encoberto favorece a baixa amplitude térmica nestes dias, o que favorece a sensação de frio.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/05)

Segunda-feira (30) com ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de moderada intensidade (de 40 a 75 km/h) no litoral e áreas próximas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

Ondas com direção sul e altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos de 2,5 m) em todo litoral catarinense. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.