Jaraguá do Sul detém o título de cidade mais segura do Brasil. E é claro que a segurança é uma das prioridades durante a Schützenfest, a maior festa de atiradores do Brasil.
A 34ª edição chega após dois anos consecutivos de recorde de público. Com tantas pessoas reunidas em um mesmo lugar, várias medidas são tomadas para garantir a segurança dos participantes.
De acordo com Marcelo Heinz Prochnow, coordenador de infraestrutura e responsável pela equipe de segurança da festa, tudo o que acontece na festa passa por um rígido controle.
“Fazemos o controle de todos os menores que entram na festa: os pais, tios ou responsáveis precisam apresentar a documentação da criança para fazer um cadastro na portaria. Para sair, esse responsável precisa estar acompanhado da criança, que é uma forma que encontramos para resguardar as famílias”, explica Marcelo.
Ele ainda conta que, logo que as pessoas chegam, passam por uma revista na portaria, feita pela equipe de segurança e com a utilização de detector de metais. “Dentro da festa tem um monitoramento contínuo para ter controle e gerando, com isso, tranquilidade para as famílias participarem. Afinal, o público que frequenta essa festa é formado por 80% de famílias, por isso, a segurança é muito importante para nós”.
Para conseguir com que tudo funcione rápido e da forma correta, um grande time é formado para trabalhar nos bastidores da segurança. A quantidade de pessoas altera a cada dia, de acordo com o público esperado.
Em uma noite de sábado, por exemplo, são 50 seguranças. Além deles, até 25 outras pessoas trabalham na parte de controle da portaria, sendo que esses são funcionários da Prefeitura.
“Um terço desses funcionários ficam exclusivamente atuando no cadastro das crianças, outra parte auxilia na catraca e no controle de público. Também temos os brigadistas, que são proporcionais à quantidade de pessoas dentro do evento. A lei nos diz que precisamos ter um brigadista para cada mil pessoas, então, nas noites mais cheias, como a de sábado, por exemplo, chegaremos a ter 14 brigadistas à disposição para dar suporte em caso de emergência, bem como uma ambulância e uma equipe de atendimento do laboratório de saúde”, informa o coordenador.
“Temos também o marcador digital nas catracas para saber exatamente quantas pessoas tem dentro da festa. Então, conseguimos saber, em tempo real, quantas pessoas estão dentro do parque”, finaliza o profissional.
Com toda essa equipe à disposição para ajudar em qualquer tipo de situação, a segurança realmente não é uma preocupação para os participantes da festa.
Vale lembrar que a 34ª Schützenfest acontece até o dia 17 de novembro de 2024, no Parque de Eventos, em Jaraguá do Sul.