São João do Itaperiú parou para dar adeus à mãe e três filhos mortos em acidente na BR-280

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/05/2017 - 18:05 - Atualizada em: 29/05/2017 - 19:05

Por Rosana Ritta, com colaboração de William Fritzke | Foto Eduardo Montecino

Uma cidade em luto coletivo. Esta é a sensação observada entre os cerca de 4 mil habitantes do município de São João do Itaperiú, na região do Vale do Itapocu, no Norte catarinense, quando os quatro caixões da família Rosa e da Luz baixaram à sepultura no Cemitério Municipal da cidade, com os corpos da dona de casa Elenice da Rosa, 32 anos; e os filhos Antony Gabriel Lourenço da Luz, um ano e três meses; Mariana Aparecida Lourenço da Luz, sete anos, velada em caixão fechado; e Jhodson Henrique da Rosa Silva, 11 anos.

A família foi vítima de um acidente de trânsito ocorrido no início da tarde de domingo (28), no Km 79 da BR-280, quando o veículo Renault Clio com placa de Joinville, dirigido por Zenivaldo Lourenco da Luz, 25 anos, teria, segundo familiares, tentado uma ultrapassagem e batido na lateral de uma Pampa com placa de Três Barras, dirigida por Alexsander Leal dos Santos, 21.

Perplexa diante da tragédia, a população viveu uma rotina diferente nesta segunda-feira. As aulas na rede municipal de ensino foram suspensas. Professores e coleguinhas de Jhodson e de Mariana, da Escola Municipal Catolino Onofre Rosa, bem como familiares e populares, desde cedo se dirigiam ao Centro de Eventos Euclides Raul Monteiro para acompanhar o velório.

A família, natural do Paraná, morava em São João desde que Zenivaldo conseguiu emprego, há seis anos, no Frigorífico São João, que também suspendeu atividades no fim da tarde, para que os funcionários pudessem acompanhar o sepultamento. Parentes de Elenice contaram com a solidariedade da população de Palmital, no Paraná, para deslocarem-se até o município.

O velório foi acompanhado pelos bombeiros, que por várias vezes tiveram que prestar atendimento ao público, consternado com a tragédia. Enquanto os corpos da mulher, dos filhos e do enteado eram sepultados, na UTI do Hospital São José, o estado de saúde do operário Zenivaldo, funcionário do Frigorífico São João, continua inspirando cuidados. Inconsolável com a tragédia que se abateu sobre a sua família, a mãe de Zenivaldo, Santina dos Santos, transfere agora toda a sua atenção e orações para a recuperação do filho.

A família sofreu o acidente justamente quando retornava de Itaiópolis, onde passou um agradável fim de semana na casa de Santina. Um irmão de Zenivaldo, Laércio Lourenço da Luz, que estava em outro veículo, presenciou o acidente. Segundo ele, o irmão teria tentado ultrapassar um Chevette, mas o motorista do outro veículo não lhe deu a vez, o que fez com que se chocasse na Pampa que subia a serra.

O impacto foi tão forte que os dois veículos foram arremessados para fora da pista, em meio a um bananal. Laércio nega que a informação inicial, dada pelo próprio motorista a um bombeiro e repassada a um policial rodoviário federal, de que dormiu ao volante, seja verídica.

“Que Deus possa abraçar aos familiares e amigos, trazendo conforto e força para superar esta perda irreparável”, destacou o prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato, que usou de rede social para prestar condolências à família, além de decretar luto oficial de três dias.

 

https://www.youtube.com/watch?v=7glACfa5cmU&feature=youtu.be

Leia mais: 

– Prefeitura de São João do Itaperiú decreta luto oficial de três dias depois de tragédia na BR-280

– Menino de 11 anos se torna a 4ª vítima fatal de acidente ocorrido na BR-280, em Corupá