Quatro indivíduos morrem após tentar confronto com a PM de SC no último final de semana

Foto: Divulgação/PM

Por: William Fritzke

17/09/2018 - 18:09

Desde a noite de sábado (15) até a manhã desta segunda-feira (17), quatro indivíduos que segundo os relatórios policiais tentaram de alguma forma reagir a abordagens policiais acabaram sendo alvejados e morrendo. O primeiro caso foi em Guaramirim, ainda no sábado.  A ocorrência foi por volta das 20h20, na rua Egídio Roberto Freitas, na localidade conhecida como Buraco Quente. A vítima é João Fernando Monteiro, 48 anos.

De acordo com testemunhas, o caso teve início em uma briga de bar. João teria discutido com outro homem e saiu do estabelecimento ameaçando voltar armado. A Polícia Militar foi acionada e pouco tempo depois encontrou com João. Ele estava com uma arma em punho e outra na cintura. João não atendeu aos pedidos dos policiais para largar as armas. A PM, então, revidou e ele acabou sendo baleado. O homem chegou a ser socorrido pelo Samu, mas morreu pouco depois de dar entrada no Hospital São José de Jaraguá do Sul.

Armado com facão

Na madrugada de domingo, a ocorrência com óbito foi em Chapecó, onde um homem de 49 anos, identificado como Pedro da Silveira, estava com um facão na saída de uma casa de shows e estaria ameaçando as pessoas que passavam pelo local. A polícia foi chamada e tentou contê-lo.

Foram minutos de conversa e até um disparo de arma de choque que acabou não surtindo efeito. Ainda assim, a polícia continuou a negociação e disparou tiros de borracha, que também não contiveram o homem que partiu para cima dos policiais, atingindo um policial na cabeça. Os colegas, para salvar o soldado reagiram, atingindo o homem que morreu. O policial passou por cirurgia e passa bem.

Suspeitos de sequestro

O terceiro caso, foi em Brusque. O caso teve início após uma denúncia anônima à Polícia Militar de que um veículo Ford/Focus, de cor branca, que havia sido roubado no bairro Limeira, foi sido visto no bairro Dom Joaquim. As placas estavam sendo trocadas na residência. O Pelotão de Patrulhamento Tático foi ao local e quando chegou foi surpreendido por disparos e em seguida os suspeitos se embrenharam em meio à mata. Na sequência iniciou-se o acompanhamento que resultou em confronto e dois agentes baleados – um deles faleceu no local, e o outro foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros em estado grave. Conforme as informações, logo após dar entrada na unidade, ele não resistiu e também faleceu. O terceiro suspeito não foi encontrado até o momento.

Conforme as informações, há pelo menos dois crimes de roubo relacionados aos agentes baleados – um no domingo (9), no bairro Dom Joaquim, onde um casal de amigos foi feito refém, e outro assalto cometido neste sábado (15), no bairro Limeira, onde uma família foi trancada na residência durante o crime. Em ambos os casos os criminosos agiram com violência e os veículos das vítimas foram levados após a ação.

Na manhã desta segunda, um dos mortos foi identificado! Segundo informações do comando da PM trata-se de Thiago Melo Rosa, 23 anos, indivíduo que tinha vários antecedentes criminais, registro de tráfico de drogas em Itajaí, tentativa de entrar no sistema prisional com celular e acusações de roubos e furtos em Guabiruba.

O segundo homem morto no confronto ainda não foi identificado. Já o terceiro é considerado foragido e teria 24 anos e passagens por posse de cocaína, crimes de trânsito e roubos cometidos na comarca de Brusque. O grupo é acusado de rouba e sequestro relâmpago contra dois homens na madrugada de domingo.

Em todos os casos, segundo a interpretação dos delegados que atenderam as ocorrências, a PM agiu dentro da legalidade, no cumprimento do dever e em legítima defesa.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?