Professora acusada de maltratar alunos é condenada em SC

Foto: Freepik

Por: Thomas Madrigano

28/11/2019 - 12:11 - Atualizada em: 28/11/2019 - 12:12

Uma professora da rede municipal de São Miguel do Oeste, município do Oeste catarinense, foi condenada por maus-tratos a alunos.

 

 

Conforme os autos do processo, as crianças seriam expostas a agressões e ofensas verbais. Tapas no rosto, alimentação forçada, expressões como “burrinho que come pasto” e “bobinho” estavam entre as experiências relatadas.

Na investigação, o Ministério Público requisitou que o município de São Miguel do Oeste encaminhasse cópia da sindicância administrativa já instaurada contra a professora. Além dos pais, colegas de profissão relataram o desrespeito às crianças em 2017.

Pena branda

No entanto, ao final de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o município optou por aplicar apenas a penalidade de suspensão da professora por 90 dias, reduzidos para 30 após recurso administrativo.

Para o MPSC, diante da conduta praticada pela professora, a penalidade aplicada não prevenia novas ocorrências de agressões.

Assim, foi requerida a perda do cargo e a condenação da professora por violação da Lei de Improbidade Administrativa, que rege os deveres inerentes ao cargo público, sobretudo os princípios da moralidade e legalidade.

Sentença

A Justiça condenou a ré à perda da função pública, ao pagamento de multa de cinco vezes o valor da remuneração recebida na época, com correção, e à suspensão dos direitos políticos por quatro anos.

No âmbito criminal, o MPSC ofertou transação penal, consistente em três meses de serviços comunitários, já cumpridos pela ré em outubro de 2017.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram