Uma massa de ar polar está seguindo para Santa Catarina. A previsão do tempo aponta para a possibilidade da ocorrência de neve em algumas regiões do Estado entre a próxima quinta-feira (20) e o sábado (22).

Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), haverá a chance de nevasca, inclusive com neve acumulada, em cidades da Serra, do Planalto Norte, do Oeste e do Meio-Oeste.

Por isso, a Polícia Militar Rodoviária orienta os motoristas que precisem trafegar nas regiões afetadas pelas baixas temperaturas durante esse período. A corporação pede que os condutores sigam algumas dicas de segurança para garantir um trânsito seguro:

1 - Com a temperatura menor, a visibilidade fica prejudicada e a probabilidade de deslizamentos sobre a pista é maior;

2 - Os cuidados começam com a manutenção do carro. É preciso verificar a bateria, nível do óleo, freios, radiador, faróis e lanternas. O sistema de ignição também precisa estar em ordem e a calibragem dos pneus deve ser verificada.

Os motoristas devem tomar a precaução de acionar anticongelantes ao líquido dos radiadores de seus veículos. A medida serve para evitar problemas e surpresas;

3 - Ao o carro, limpe o excesso de neve que estiver no teto, capô e vidros. Antes de sair com o veículo limpe os vidros embaçados para melhorar a visibilidade. Ligar o ar condicionado pode ajudar.

É obrigatório, mesmo de dia, ligar os faróis e as lanternas. É essencial os outros motoristas consigam enxergar o seu veículo.

4 - Observe as placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Nestes locais, redobre a atenção, como também nas áreas de sombra sobre a pista, e observe se realmente há a presença de gelo.

Se houver, informe o Posto da Polícia Militar Rodoviária pelo telefone 198, para que o policia de serviço possa auxiliá-lo no seu deslocamento com dicas e orientações sobre o trânsito no local.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança