A Polícia Civil de Santa Catarina desencadeou, na manhã desta terça-feira (27), a Operação Sistema. Ao todo, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e outros 20 mandados de prisão temporária contra membros de uma organização criminosa da Capital.

As ações ocorreram em cinco cidades de Santa Catarina, Florianópolis, São José, Biguaçu, Garopaba e Balneário Camboriú; além de outras duas cidades do Mato Grosso do Sul, Naviraí e Iguatemi. Mais de 90 Policiais participaram da operação.

O trabalho de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) começou em 2019. As diligências buscam apurar a atuação de uma organização criminosa voltada à distribuição de drogas em toda a região da Grande Florianópolis.

Além de praticar roubos em comércios para aportar valores à organização, os integrantes da quadrilham roubam carros em Florianópolis para trocar por drogas no Mato Grosso do Sul.

Foto: PCSC/Divulgação

Mesmo dentro do sistema prisional, na época em que estava preso no Mato Grosso do Sul, o líder da organização articulava ações criminosas do grupo e ordenava assaltos violentos.

Em um dos roubos um assaltante foi morto pelo proprietário de um estabelecimento comercial na Capital. Equipes da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), do 4° Batalhão de Polícia Militar, do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), do Batalhão de Choque e do Canil apoiaram a operação.

“Eles faziam de assaltos na região da Grande Florianópolis a moeda de troca para aquisição de drogas no Mato Grosso do Sul para posterior comercialização. A grande maioria dos integrantes está preso e os que estavam soltos estão sendo presos de forma simultânea nos dois estados”, ressalta o delegado de Polícia Cláudio Monteiro.

De acordo com a Polícia Civil, até as 12h desta terça-feira, 18 mandados de prisão foram cumpridos.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança