A Polícia Civil de Santa Catarina desencadeou, na manhã desta terça-feira (27), a Operação Sistema. Ao todo, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e outros 20 mandados de prisão temporária contra membros de uma organização criminosa da Capital.
As ações ocorreram em cinco cidades de Santa Catarina, Florianópolis, São José, Biguaçu, Garopaba e Balneário Camboriú; além de outras duas cidades do Mato Grosso do Sul, Naviraí e Iguatemi. Mais de 90 Policiais participaram da operação.
O trabalho de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) começou em 2019. As diligências buscam apurar a atuação de uma organização criminosa voltada à distribuição de drogas em toda a região da Grande Florianópolis.
Além de praticar roubos em comércios para aportar valores à organização, os integrantes da quadrilham roubam carros em Florianópolis para trocar por drogas no Mato Grosso do Sul.

Mesmo dentro do sistema prisional, na época em que estava preso no Mato Grosso do Sul, o líder da organização articulava ações criminosas do grupo e ordenava assaltos violentos.
Em um dos roubos um assaltante foi morto pelo proprietário de um estabelecimento comercial na Capital. Equipes da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), do 4° Batalhão de Polícia Militar, do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), do Batalhão de Choque e do Canil apoiaram a operação.
“Eles faziam de assaltos na região da Grande Florianópolis a moeda de troca para aquisição de drogas no Mato Grosso do Sul para posterior comercialização. A grande maioria dos integrantes está preso e os que estavam soltos estão sendo presos de forma simultânea nos dois estados”, ressalta o delegado de Polícia Cláudio Monteiro.
De acordo com a Polícia Civil, até as 12h desta terça-feira, 18 mandados de prisão foram cumpridos.
Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):
Telegram