Polícia Civil identifica responsáveis por casamento realizado durante a pandemia em Jaraguá do Sul

A Polícia Civilidentificou os responsáveis por um casamento realizado durante a pandemia do novo coronavírus. Uma denúncia feita ao Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 nesta segunda-feira (24) motivou a investigação feita na Delegacia da Comarca de Jaraguá do Sul.

“O fato está sendo apurado pela equipe do delegado Luiz Carlos Gross, titular da Delegacia da Comarca. Os responsáveis pelo evento já foram identificados e devem ser ouvidos nos próximos dias”, comenta o delegado regional Fabiano dos Santos Silveira, que integra o comitê.

O casamento aconteceu no último final de semana em um salão de festas na cidade. O evento contava com cerimonial, fotógrafo e outros serviços comuns nessas festividades. Imagens veiculadas nas redes sociais e uma denúncia chegaram ao conhecimento do comitê.

Fabiano ressalta que os envolvidos podem ser enquadrados no artigo 268 do Código Penal, infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. O crime tem pena de até um ano de detenção e multa.

Além da Polícia Civil, o Ministério Público de Santa Catarina e a Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul estão acompanhando o caso. Os órgãos também irão apurar a possível ocorrência de descumprimento da norma sanitária estadual que impede a realização de eventos.

Retomada prejudicada

A presidente do comitê, Emanuela Wolff, lamenta a ocorrência de um evento como um casamento em um momento tão delicado da crise do Covid-19. Ela explica que existe um grupo de empresários do ramo de eventos que buscam a retomada e a realização de um casamento sem cuidados dificulta esse movimento.

“Um grupo de empresário do ramo está buscando montar uma estratégia para a retomada. Há uma reunião marcada nesta terça-feira com o secretário de Saúde para discutir uma retomada consciente dos eventos, com limitação do público, uso de máscaras, álcool e distanciamento”, afirma.

Emanuela destaca que as pessoas poderão retomar suas vidas, mas vão ter que conviver bastante tempo com a doença até a chegada de uma vacina. Ela explica que as regras são importantes para a realização do distanciamento social.

“O isolamento é para o doente e o distanciamento para as demais pessoas. Temos discutido como construir alternativas para retomar vários setores, inclusive o de eventos. Um evento como esse, feito sem os cuidados, pode causar um surto. Uma pessoa com o vírus pode passar para muitas outras”, afirma.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança