A Polícia Civil e o IGP (Instituto Geral de Perícias) vão realizar um curso de preservação de local de crime em Jaraguá do Sul. A instrução deve ocorrer no início de dezembro. O convite será feito para policiais militares e bombeiros voluntários e agentes prisionais.

De acordo com o delegado regional Fabiano dos Santos Silveira, o curso complementa outras ações que visam qualificar a investigação criminal na região.

Uma delas, já aplicada, é a escala especial para atendimentos de crimes graves como homicídios, roubos a mão armada, acidentes de trânsito com morte e estupros.

Agora, os profissionais que atuam na ponta da segurança pública terão uma instrução para reforçar e fixar conhecimento sobre o tema.

O material foi preparado pelo perito Eduardo Linhares, coordenador do Núcleo Regional de Perícias de Jaraguá do Sul, e pelo agente Toini Sperling Rodrigues.

“Nós vamos alinhar esses conhecimentos para ter uma melhor preservação do local de crime e, com isso, colher o maior número de provas na cena. Isso é muito importante para o Ministério Público e o Judiciário poderem conduzir processo criminal com mais segurança”, comenta.

Importância da preservação da cena de um crime

O delegado regional ressalta que na maior parte dos casos são os bombeiros e os policiais militares que chegam primeiro no local do crime.

Os peritos geralmente são os últimos agentes de segurança que chegam e é necessário o mínimo de contaminação para a coleta de provas.

“Todos têm que ter conhecimento para preservar o máximo possível a cena durante o atendimento. O exame pericial determina a dinâmica do crime. Numa alegação de legítima defesa em um homicídio, por exemplo, a não preservação do local do crime pode atrapalhar a perícia e gerar dúvida nos jurados em um tribunal”, destaca.

Fabiano frisa que as provas coletadas é que vão dar credibilidade para a investigação feita pela autoridade policial e é essencial na elucidação dos crimes.

Por isso, ele reitera que a preservação da cena do crime é importante para que o perito faça a coleta dos materiais com qualidade.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança