Polícia Civil de SC alerta para golpes com perfis falsos nas redes sociais

Foto: Fábio Junkes/Arquivo OCP News

Por: Claudio Costa

01/09/2020 - 07:09 - Atualizada em: 01/09/2020 - 10:26

Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social, criminosos estão se adaptando e criando cada vez mais formas de atacar e explorar vulnerabilidades de pessoas, empresas e autoridades.

Com isso, a Polícia Civil alerta para a importância da necessidade de cuidados nas configurações de privacidade das redes sociais e aplicativos de mensagens, como o Facebook, o WhatsApp e o Instagram.

 

 

Em Santa Catarina, foram detectados golpes envolvendo a criação de perfis falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens. Esses golpes utilizam de engenharia social e obtenção de informações em fontes abertas.

Os golpistas costumam direcionar sua atenção para pessoas e empresas que disponibilizam principalmente dados de contato sem qualquer restrição em redes sociais.

Para dificultar esse tipo de ataque, algumas dicas de segurança foram criadas pela Polícia Civil e o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Denúncias podem ser feitas ao 181 ou no Whatsapp (48) 9 8844-0011.

Dicas de segurança:

  • Configuração da verificação em duas etapas nos aplicativos de mensagens e redes sociais. Essa prevenção serve para evitar perder o acesso caso sofra uma tentativa de invasão;
  • Ajustar seu aplicativo de mensagens para não mostrar sua foto de perfil para quem não estiver salvo em sua lista de contatos;
  • Configurar seu perfil na rede social, como o Facebook e o Instagram, para ocultar dados de contato – e-mail e telefone celular;
  • Nunca repasse para terceiros senhas e códigos recebidos.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança