Estelionatários migram para golpes virtuais durante a pandemia

De acordo com a Polícia Civil, estelionatários deixaram de aplicar golpes como o do bilhete premiado para realizar estelionatos por meios eletrônicos | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

27/08/2020 - 06:08 - Atualizada em: 27/08/2020 - 06:44

O número de ocorrências de estelionato aumentou 14% no primeiro semestre de 2020 em Jaraguá do Sul. A Polícia Civil acredita que durante a pandemia os estelionatários deixaram de dar os golpes de maneira presencial para atuar no meio digital.

Nos seis primeiros meses deste ano, a Delegacia da Comarca de Jaraguá do Sul confeccionou 450 boletins de ocorrência pelo crime de estelionato. No mesmo período de 2019, os policiais civis registraram 394 casos.

“É fato que tenha ocorrido durante a pandemia um aumento no número de estelionatos por meio eletrônico. Não que tenha um grande aumento no número de golpes de um modo geral, mas talvez uma migração da abordagem física, como o golpe do bilhete premiado, para os meios eletrônicos”, comenta o delegado regional Fabiano dos Santos Silveira.

No início do mês, o engenheiro de software Guilherme Westrup, de 28 anos, acabou sendo vítima de um estelionatário. Ele colocou um videogame à venda no Facebook por R$ 1.700. Um homem fez contato pela rede social.

Recibo de depósito

O estelionatário conversou através do Messenger, pediu o número do Whatsapp e disse que o sogro iria entrar em contato. Um homem se apresentando como policial militar do Rio Grande do Sul começou a transação comercial pelo aplicativo.

“Eu estava confiante porque já havia feito alguns negócios na internet e deu tudo certo. Mas foi estranho porque ele só queria finalizar o negócio durante a noite. Acabei confiando e caindo no conto do bom e velho brasileiro enganador. A gente quer confiar nas pessoas e acaba se ferrando”, lamenta Guilherme.

O estelionatário enviou um recibo eletrônico de depósito no valor pedido por Guilherme e enviou um veículo de transporte por aplicativo para buscar o videogame. No dia seguinte, o engenheiro de software percebeu que o dinheiro não caiu na conta e registrou um boletim de ocorrência, mas não acredita que possa recuperar o bem perdido.

Dicas para evitar golpes na venda de itens:

1 – Fique atento às informações no site sobre o seu cadastro. Divulgar telefones pode servir de munição para os estelionatários;

2 – Itens com maior valor devem ter atenção redobrada na venda, pois são mais visados;

3 – Evite fechar negócio fora do site em que fez o anúncio;

4 – Se fechar negócio, marque um local de encontro e faça a entrega pessoalmente;

5 – Se vende com frequência, use serviços como o PayPal ou Mercado Pago;

6 – Guarde conversas, notas fiscais, e-mail e outras provas que possam ser usadas em uma investigação;

7- Os estelionatários buscam realizar a negociação com urgência. Se o comprador fizer isso, desconfie.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança