PM divulga cronologia do assalto ocorrido em Criciúma

Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus

Por: Claudio Costa

01/12/2020 - 12:12 - Atualizada em: 01/12/2020 - 19:07

A Polícia Militar divulgou uma ordem cronológica do assalto em Criciúma. Dezenas de criminosos fortemente armados invadiram a cidade localizada no Sul de Santa Catarina. De acordo com a PM, a ação começou no fim da noite desta segunda-feira (30).

Por volta das 23h40, os bandidos armados com fuzis calibre 5,56 e 7,62, além de uma metralhadora .50, chegaram na cidade em dez veículos. Eles realizaram disparos contra o 9ª BPM (Batalhão de Polícia Militar) atingindo vários cômodos.

Durante os disparos no 9º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição da Radiopatrulha e outra do PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático) cruzaram com um dos veículos utilizados pelos criminosos na altura do Shopping Criciúma.

Na troca de de tiros, o soldado Jeferson Luiz Esmeraldino foi atingido. Ele está internado no Hospital Unimed, passou por três procedimentos cirúrgicos e o estado dele é considerado grave. Um reforço no efetivo foi solicitado ao Comando-geral da Polícia Militar.

Soldado foi ferido durante uma troca de tiros com os bandidos | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por volta 0h de terça-feira (1º), a quadrilha seguiu para a região central da cidade. Eles fecharam algumas ruas, abordaram veículos e iniciaram uma série de disparos. Dez minutos depois, eles utilizaram explosivos para roubar a agência do Banco do Brasil.

Os disparos com os fuzis continuaram e trabalhadores da Prefeitura foram feitos reféns. Os funcionários públicos estavam fazendo a pintura das faixas em uma rua e foram colocados sentados sobre uma faixa de pedestres.

Reféns foram colocados sentados sobre uma faixa de pedestres | Foto: Reprodução

Segundo a PM, por volta das 0h30, foi confirmada a informação de um caminhão incendiado no túnel do Morro do Formigão, em Tubarão. À 1h30, a Polícia Militar verificou que os criminosos utilizaram um caminhão de lixo. Meia hora depois, os bandidos seguiram para Nova Veneza.

Às 3h, os reforços mobilizados chegaram na cidade, equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do Batalhão de Choque e Canil foram enviadas para a cidade.

Por volta das 5h40, quatro pessoas foram presas pelos policiais militares. Eles recolheram cédulas que estavam jogadas na rua após a explosão. Foram localizados R$ 810 mil em um apartamento.

De acordo com a Polícia Militar, às 6h30, os veículos utilizados pelos criminosos foram encontrados. Os automóveis estavam em um milharal na localidade de Picadão, em Nova Veneza.

Veículos utilizados no assalto foram encontrados em um milharal | Fabrício Júnior /OCP News

O grupo Cobra (Comando de Operações Busca Resgate e Assalto) do Bope realizou a desativação dos explosivos deixados pelos criminosos por volta das 8h. Cerca de 200 quilos de artefatos foram encontrados pelos policiais militares. As buscas aos criminosos continuam.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança