A Polícia Federal implementou a ‘Operação Verão’, com o objetivo de fortalecer a capacidade de atendimento à população e de fiscalização no Aeroporto Internacional de Florianópolis/SC, entre 01/12/2025 e 31/03/2026, em razão do aumento expressivo previsto para o terminal durante a temporada de verão. De acordo com a expectativa do Floripa Airport, mais de 2,1 milhões de passageiros devem passar pelo aeroporto entre dezembro e março.
Para acompanhar essa demanda, a Polícia Federal ampliou o efetivo em atuação, elevando o contingente de policiais de nove para 18 servidores e reforçando a equipe de apoio terceirizado que atua no controle migratório de 21 para 47 profissionais, contratação realizada pela concessionária do aeroporto, Zurich Airport Brasil.
No ambiente aeroportuário, a PF atua no controle de ingresso e saída de viajantes do território nacional, incluindo análise documental, aplicação de impedimentos, autuações e fiscalização de embarque de menores, além de realizar ações policiais, como cumprimento de mandados judiciais, condução de flagrantes e atendimento a incidentes com passageiros indisciplinados ou agressivos.
Cabe à Polícia Federal a apuração de crimes praticados a bordo de aeronaves e a realização de diligências voltadas à repressão de ilícitos que utilizam o aeroporto como ponto de passagem ou de operação, entre eles o tráfico de drogas, o contrabando, a exportação ilegal de animais silvestres, entre outros.
A segurança aeroportuária também é de atribuição da Polícia Federal, que exerce papel central na proteção da aviação civil contra atos de interferência ilícita, por meio da supervisão dos controles de acesso às áreas restritas de segurança do aeroporto, do acompanhamento da inspeção de passageiros, bagagens, cargas e provisões de bordo, e da atuação direta na identificação e resposta a ameaças.
Dados relevantes:
Entre passageiros domésticos e internacionais, o Aeroporto de Florianópolis deve receber 2,1 milhões de viajantes entre dezembro de 2025 e março de 2026, período em que estarão em operação 21 rotas. O volume representa um crescimento de 10% em relação à temporada anterior.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis consolidou-se como um dos principais portões do país para viagens internacionais, figurando em 2025, como o terceiro mais movimentado do país em passageiros internacionais, ficando atrás apenas dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, segundo dados da Zurich Airport Brasil.
A expectativa é de que cerca de 820 mil visitantes estrangeiros desembarquem na capital catarinense nesta temporada, cerca de 30% a mais que na temporada passada.