Pessoas, físicas e jurídicas, abraçam campanha a Esmeraldino e ajudam na divulgação

Por: OCP News Criciúma

05/06/2021 - 16:06 - Atualizada em: 06/06/2021 - 17:35

Entidades e instituições, dos mais diversos segmentos, pessoas físicas e jurídicas, estão se mobilizando e dando corpo à campanha em prol ao soldado da Polícia Militar de Criciúma, Jeferson Luiz Esmeraldino, de 33 anos.

O PM, que foi reformado por incapacidade física, precisa de um local mais adequado e confortável para o tratamento de saúde. A família busca, com apoio de doações, aporte financeiro para construção de uma edícula.

Esmeraldino foi baleado com um tiro de fuzil no abdômen no final da noite de 30 de novembro do ano passado, em confronto com criminosos que sitiaram a cidade para assaltar a tesouraria regional do Banco do Brasil.

Naquele momento, o grupo cercava o batalhão e a guarnição de Esmeraldino deslocava em apoio. Ele ficou um pouco mais de dois meses internado e agora se recupera em casa, em Tubarão, com a ajuda de familiares e de uma equipe de multiprofissionais da empresa SOS Home Care. Ele não fala, não se mexe, apenas pisca os olhos.

Quem se engajou na campanha foi o Instituto Nossa Família, de Tubarão. Conforme informado, segundo a mãe dele, Sandra Aparecida Nunes, Esmeraldino chegou a ter uma decaída após pegar uma infecção pulmonar, pois na casa dela, ele está acomodado na sala, um cômodo mais aberto, onde fica exposto a pegar friagem, além de não ter privacidade, onde a janela fica bem de frente para a rua principal, até para equipe de enfermagem cedida pelo Estado, que cuida dele 24 horas por dia.

“Estamos empenhados lutando para conseguir fazer uma peça adaptada para ele, onde possa ter um quartinho fechado, com um banheiro, uma cozinha, até para a equipe que cuida dele possa preparar a alimentação deles e a dele que é uma especial, através de sonda direto no estômago. O objetivo é que ele possa ter mais segurança, além de privacidade, onde a gente vai fazer uma abertura na lateral para a entrada da ambulância até o final, pois a equipe tem dificuldade de acesso. É praticamente montar um hospital adaptado dentro de casa”, exemplificou.

“Ele é um glorioso, meu milagre de Deus. Eu sei que se tivesse que fazer tudo de novo, ele faria, pois está no sangue dele. Sabemos que cumpriu o juramento que fez, na formatura, onde disse que daria sua própria vida para salvar a sociedade, e realmente assim o fez. E Deus está cuidando dele, dando forças para seguir a batalha pela vida, onde ficou uma lesão no cérebro, pois quando houve essa fatalidade de ser atingido pelo tiro de fuzil, faltou oxigênio no cérebro e teve uma parada, onde vive acamado. A gente está pedindo a Deus, orando pela sua recuperação, pois os médicos não nos deram garantia, nem tempo, nem prazo de recuperação total, mas cremos no milagre de Deus e desde já agradecemos a cada um que puder nos ajudar a construir uma pecinha para ele”, complementou.

Quem também está empenhado são profissionais de imprensa de Criciúma, como a equipe do Programa Linha Verdade, da RTV.

O Linha Verdade impulsiona a arrecadação de fraldas, no tamanho XG, que podem ser levadas até a sede da emissora, na Rua João Pessoa, número 753, no bairro Vera Cruz.

O Prodez Concursos, curso preparatório especializado em concursos públicos, incluindo para ingresso na PM, que tem sede em Criciúma, também abraçou a campanha.