Objetos referentes ao nazismo são apreendidos pela Polícia Civil em cidade de SC

A Polícia Civil apreendeu na manhã desta quinta-feira (2), em Timbó, no Vale do Itajaí, objetos referentes ao nazismo, inclusive um quadro em que Adolf Hitler aparece como figura central. Também foram encontrados moldes para fabricação de objetos ilícitos, como, a águia sobre a cruz suástica, além de um busto de Hitler em tamanho médio. A polícia encontrou ainda uma série de objetos para fabricação de munição para armas de fogo.

A apreensão aconteceu em cumprimento a um mandado de busca e apreensão na casa do principal suspeito, que está em viagem de férias para Portugal. O suspeito armazenou e fabricou os objetos em dois contêineres, que estavam em um terreno no bairro Mulde Central, em Timbó.

 

 

Objetos estavam escondidos em um contêiner | Foto Divulgação/Polícia Civil

 

De acordo com o Delegado André Beckman, titular da Delegacia de Polícia da Comarca de Timbó, a investigação teve início após chegar ao conhecimento da Polícia Civil que um site de uma empresa de artigos militares estaria comercializando objetos alusivos ao nazismo.

A Polícia Civil já instaurou inquérito policial, pois ficou caracterizada a infração penal prevista no art. 20, § 1º, da Lei n. 7.716/89 , que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Ainda segundo o delegado, tão logo o inquérito seja concluído será encaminhado à Justiça para as devidas providências.

 

Confira a legislação

 

Lei nº 7.716 de 05 de Janeiro de 1989

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

  • 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.(Incluído pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)