O nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau baixou mais 14 centímetros em uma hora e chegou aos 7,99 metros às 11h desta quinta-feira (5), apontam dados da Defesa Civil. Com isso, a cidade deixou o estado de “alerta máximo” e retornou para a situação de “alerta”, condição adotada quando o nível do rio fica entre 6 e 8 metros. A previsão de novas chuvas a partir de sexta-feira (6), porém, preocupa as autoridades.
Segundo dados do AlertaBlu, Blumenau registrou um volume médio de 90 milímetros de chuva durante a quarta-feira (4). Com isso, o nível do Rio Itajaí-Açu se elevou rapidamente, atingindo o pico de 8,78 metros às 2h15 desta quinta-feira. Desde então, o nível tem baixado e já diminuiu 79 centímetros.
As chuvas também provocaram estragos. Segundo a Defesa Civil, Blumenau registrou 83 ocorrências relacionadas às fortes chuvas, sendo 54 deslizamentos de terra, 18 análises de risco, 4 alagamentos, 4 quedas de árvores e 3 destelhamentos. Conforme o órgão, 18 pessoas precisaram deixar suas casas e estão no abrigo que segue ativo no bairro Itoupava Norte.
Previsão do tempo
Há condição para chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento entre manhã e tarde desta quinta-feira (5) na cidade. No decorrer da noite, a chuva passa a ocorrer com fraca intensidade. Já na sexta-feira (6), o tempo volta a ficar mais instável em Blumenau, com condição para pancadas de chuva com trovoadas a partir da manhã. Não se descarta o risco para temporais isolados.
O tempo se mantém instável no sábado (7) devido a presença de um novo sistema de baixa pressão nos baixos níveis da atmosfera, que favorece a condição para chuva persistente de intensidade moderada acompanhada de trovoadas. Há risco para temporais isolados acompanhados de descargas elétricas e chuva intensa em curto espaço de tempo, sobretudo durante a manhã e posteriormente a noite.
Faça parte do nosso grupo no WhastApp e saiba tudo que acontece em Blumenau e região!