Blumenau registrou 83 ocorrências relacionadas às fortes chuvas nas últimas 24 horas, informou a Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (5). De acordo com a Prefeitura, mais da metade dos atendimentos realizados foram por deslizamentos de terra: 54. As equipes da Defesa Civil também atenderam 18 análises de risco, 4 alagamentos, 4 quedas de árvores e 3 destelhamentos.
Conforme o órgão, 18 pessoas precisaram deixar suas casas e estão no abrigo que segue ativo no bairro Itoupava Norte.
Segundo dados do AlertaBlu, Blumenau registrou um volume médio de 90 milímetros de chuva durante a quarta-feira (4). Com isso, o nível do Rio Itajaí-Açu se elevou rapidamente, atingindo o pico de 8,78 metros às 2h15 desta quinta-feira.
Na última medição, realizada às 10h, o nível do rio era de 8,13 metros – uma redução de 12 centímetros se comparado às 9h e de 65 centímetros desde o pico. Desta forma, a cidade segue em situação de alerta máximo, condição adotada quando o nível do rio ultrapassa os 8 metros.
Um novo volume expresso de chuva, porém, deve atingir Blumenau e região a partir da sexta-feira (6), perdurando também no sábado (7) e no domingo (8). A Defesa Civil anunciará as novas projeções no decorrer desta quinta-feira, tanto da situação do rio, como do quantitativo de chuva previsto para os próximos dias.
Transporte Coletivo
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), as chuvas provocaram algumas alterações no atendimento do transporte coletivo na cidade.
Segundo a pasta, as linhas 81 e 111 transitam apenas em parte da Rua Primeiro de Janeiro, até a Rua 2 de Setembro, pois o trajeto conta com ponto de alagamento na via. Já a linha 302, na variante Morro do Encano, faz o seu itinerário sem subir o morro.
As demais linhas seguem com atendimento normal.
Faça parte do nosso grupo no WhastApp e saiba tudo que acontece em Blumenau e região!