Agentes da Polícia Rodoviária Federal identificaram um caminhoneiro que estava dormindo dentro da cabine do veículo, estacionado irregularmente sobre a faixa da esquerda da BR-101, em Barra Velha. Com ele, foram encontrados 47 comprimidos de anfetamina, popularmente conhecidos como “rebites”, utilizados para inibir o sono. O flagrante ocorreu na tarde desta quinta-feira (4).
Os policiais precisaram bater diversas vezes na porta até que o condutor acordasse e retirasse o caminhão da via. A substância foi localizada no bolso de sua bermuda. O homem, de 29 anos, admitiu ter consumido dois comprimidos nas últimas 24 horas com o objetivo de se manter desperto. O uso do medicamento é proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A empresa responsável pela administração da rodovia informou que esse mesmo motorista já havia sido encontrado em situação semelhante, alguns momentos antes, a 64 quilômetros do local, também apresentando sinais evidentes de exaustão. O registro do tacógrafo confirmou que o condutor não cumpriu o descanso obrigatório de, no mínimo, 11 horas no período de um dia.
A transportadora dona do veículo foi notificada e outro motorista foi enviado para assumir o controle da carreta.
O condutor foi autuado por porte de entorpecente para consumo pessoal. Ele assinou um termo de compromisso para comparecer à Justiça quando for convocado. Os comprimidos foram apreendidos e encaminhados à delegacia de polícia de Barra Velha.