Incêndio destrói motores da sala de comando da ETE do Samae em Jaraguá do Sul

Por: Gabriel Junior

06/08/2017 - 09:08 - Atualizada em: 06/08/2017 - 10:36

Um incêndio destruiu parte importante da Casa de Comando de Motores (CCM2) da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Samae, localizada na rua João Januário Ayroso, no bairro São Luís, em Jaraguá do Sul, na madrugada deste domingo (6).

Segundo o coordenador das ETEs, Cleber Fernandes de Oliveira, a equipe do Samae foi chamada por volta das 3h30 para uma pane elétrica na unidade. “Já sabíamos que estava pegando fogo na casa de comando de motores e chamamos os bombeiros”, disse o coordenador.

Sete bombeiros atenderam a ocorrência e usaram cerca de 1.000 litros de água para apagar o fogo. Além do combate, foi realizada a ventilação do local e o rescaldo. Os eletricistas do Samae também foram até o local, mas nada pode ser feito para salvar a parte fundamental do processo para continuidade do tratamento. “Agora iremos nos reunir com a equipe técnica da Rotária do Brasil para definir os parâmetros e colocar o processo em ativação o mais rápido possível”, afirma Oliveira. A Polícia Militar foi chamada para fazer a segurança do local.

Incêndio na ETE ocorreu na madrugada deste domingo (6) | Foto Gabriel Junior/OCP

A previsão inicial é que nesta segunda-feira (7) seja colocada uma unidade móvel para poder acionar os primeiros motores. “Essa é a bacia do São Luís. Os bairros mais afetados foram Barra do Rio Cerro, Nova Brasília e Jaraguá Esquerdo. Não sabemos o quanto vai afetar essa parte do processo, que é o tratamento do esgoto bruto que chega à estação”, conta. Cleber lembrou que a parte operacional de rua não foi afetada.

A casa de comando tem cerca de 20 metros quadrados e os painéis grandes, fabricados pela WEG, foram destruídos pelo fogo. “Já fizemos contato com a WEG, porém a empresa não tem em estoque essas peças, mas estão verificando com os fornecedores para conseguir o mais rápido possível os equipamentos”, afirmou Oliveira. Ele disse que a causa do incêndio ainda é desconhecida, mas o prejuízo pode passar dos R$300 mil.

Confira o vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=mbhnVE9IqqQ