Fotos: 14º BPM fecha o bairro Corticeira durante operação em Guaramirim

Foto: Cláudio Costa/OCP News

Por: Claudio Costa

11/06/2021 - 18:06 - Atualizada em: 11/06/2021 - 19:14

O 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) realizou uma grande operação no bairro Corticeira, em Guaramirim.

A ação integrada realizada na tarde desta sexta-feira (11) contou com a participação da Polícia Civil, do IGP (Instituto Geral de Perícias) e do Deap (Departamento de Administração Prisional).

 

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Ao todo, 50 policiais militares, 15 policiais civis, um agente prisional, seis peritos e agentes do IGP participaram da ação.

Foram abordados 143 pessoas e 207 veículos, 18 deles multados.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Um homem foi preso por tráfico de drogas, com 92 gramas de maconha, e dois indivíduos foram autuados por posse de entorpecentes.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

De acordo com o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, a ação teve como objetivo trazer uma maior segurança para a comunidade.

O bairro Corticeira tem índices criminais fora da normalidade para a região e isso motivou a ação.

“A ideia foi realizar uma operação de cerco com uma saturação. Os policiais realizaram barreiras e abordagens a suspeitos. Servidores da Prefeitura de Guaramirim também estiveram presentes no local realizando um serviço de atenção para os moradores. O objetivo é dar uma maior sensação de segurança para a comunidade”, destaca Valdeci.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

O helicóptero Águia 1, da 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, realizou sobrevoos sobre a região para dar suporte aéreo para a operação.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

O comandante da 12ª Região de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, destaca que a ação mostra que a sinergia entre os diversos órgãos de segurança reflete diretamente nos bons índices criminais da região.

Foto: Cláudio Costa/OCP News

Ele destaca que essa operação mostra a força do Estado diante das situações criminais que ocorrem naquele bairro.

“Nós temos uma região conhecida pelos baixos índices criminais, principalmente a cidade de Jaraguá do Sul. Com essa ação, nós também conseguimos preservar a ordem pública. É uma demonstração de força. Não tem como medir o tamanho do resultado que isso dá em termos de visibilidade e de segurança para todos”, ressalta Reisdorfer.

O delegado titular da Delegacia da Comarca de Guaramirim, Augusto Melo Brandão, explica que a Polícia Civil busca realizar a identificação de moradores do local.

Foto: Cláudio Costa/OCP News

Uma equipe do Sistema Financeiro de Habitação também verificou possíveis irregularidades na ocupação de apartamentos no condomínio Nova Guaramirim.

“Nós também temos investigações em andamento. Os levantamentos feitos hoje podem contribuir e trazer um conjunto probatório para esses inquéritos”, reitera Brandão.

Segundo o delegado regional Fabiano dos Santos Silveira, lembra que o aparato policial deslocado para o bairro Corticeira expõe o trabalho conjunto das forças de segurança na região.

“Essa operação organizada pela Polícia Miliar, com o apoio da Polícia Civil, do Instituto Geral de Perícias e do Departamento de Administração Prisional, exibe o diferencial do trabalho ostensivo, repressivo e de inteligência. Isso mostra o porquê da nossa região ter os melhores índices de segurança do Estado”, frisa Silveira.

O Instituto Geral de Perícias também deu suporte para as abordagens realizadas na ação.

Foto: Cláudio Costa/OCP News

De acordo com o coordenador do Núcleo Regional de Perícias de Jaraguá do Sul, Eduardo Linhares, os peritos e agentes realizaram a identificação de suspeitos nos sistemas e realizaram o apoio em situações ilegais, como a apreensão de drogas.

“Podemos fazer a identificação de documentos falsos, veículos adulterados e também de entorpecentes. A análise e depuração dos elementos materiais encontrados em ilícitos criminais é de responsabilidade do IGP. Por isso, é importante que a perícia participe da ação”, esclarece.

O diretor do Presídio Regional de Jaraguá do Sul, José Luiz Arbigaus, também participou da operação.

Ele cita a importância da polícia penal na ação desta sexta-feira.

Arbigaus relata que o Deap atua em cooperação com as polícias Civil e Militar no monitoramento de organizações criminosas que atuam dentro e fora dos presídios.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Nós estamos apoiando o serviço prestado pela Polícia Militar em nossa região subsidiando com informações. A nossa principal função ocorre depois da operação, com o recebimento dos presos, no cumprimento de mandados e prisões em flagrante, para que eles posam entrar com toda a segurança e seguindo os protocolos sanitários Covid-19 adotados no Estado”, explica.