Forças de segurança de Joinville realizam operação para coibir furto de cabos de cobre

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

21/02/2022 - 19:02 - Atualizada em: 21/02/2022 - 19:04

As forças de segurança de Joinville deflagraram, nesta segunda-feira (21), a Operação Vastum (sucata, em latim), para coibir os furtos de cabos de cobre em Joinville.

Uma coletiva de imprensa foi realizada na sede da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), para dar detalhes da operação integrada que reúne a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal.

 

 

Os trabalhos iniciaram nos bairros Costa e Silva, Centro, Atiradores, Glória e Saguaçu, considerados os locais com maior número de furtos.

Em janeiro deste ano, Joinville registrou mais de 30 ocorrências em espaços públicos. O furto acontece em diversos lugares – em alguns de forma mais recorrente, como no Parque da Cidade, na rua das Palmeiras, na Ponte do Trabalhador, na rua Tuiuti e na avenida Beira Rio.

“A Prefeitura vem reforçando algumas estruturas para dificultar o acesso aos fios. Onde antes passava uma tubulação de PVC, agora temos que ter uma galvanizada. Nós aqui no Detrans estamos lidando com o furto de cabeamento nos semáforos, que colocam em risco a população porque um equipamento desligado é um fator de insegurança no trânsito”, afirmou o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.

“Nos últimos tempos, nós alcançamos índices que preocupam. Temos visto que no Centro há uma intensa atividade de usuários de drogas subtraindo fios de cobre”, pontuou o delegado da 1ª Delegacia de Polícia de Joinville, Fábio Baja.

Essa é a primeira fase da operação, que vai continuar com o trabalho de inteligência e investigação, em especial dos receptadores.

Números

Só no ano passado, a Celesc registrou mais de 8 mil boletins de ocorrência e relatou o furto de mais de 20 quilômetros de fios, em Santa Catarina. Em Joinville, a estimativa da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) é de que o prejuízo tenha sido de cerca de R$ 100 mil em 2021.

Em 2020 e 2021, foram 56 detenções e 41 pessoas presas por esse motivo no município – o que significa que uma mesma pessoa foi detida mais de uma vez.

Somente entre maio e novembro do ano passado, foram realizadas seis operações coordenadas em Joinville com foco principalmente na receptação em ferros-velhos. Em uma ocasião, foi realizada uma grande apreensão com mais de 400 quilos de cabos de cobre furtados.

As denúncias podem ser feitas à Polícia Militar, pelo 190, à Polícia Civil, pelo 181, e também à Guarda Municipal, pelo 153.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp