A Escola de Educação Básica Almirante Tamandaré, em Guaramirim, retomou as aulas nesta quinta-feira (19) marcando o início de sua participação no Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares de Santa Catarina. A abertura do ano letivo foi celebrada com uma solenidade no ginásio da unidade, reunindo autoridades, estudantes, professores e membros da comunidade.
A partir deste ano, a escola passa a integrar o modelo cívico-militar adotado pelo Estado, que prevê a atuação de profissionais da área de segurança no apoio à gestão e à organização do ambiente escolar, enquanto a condução pedagógica permanece sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação.
O coordenador e gestor do programa cívico-militar em Guaramirim, coronel Rogério Vonk, destacou a receptividade da comunidade escolar e a expectativa em torno dos resultados.
“A expectativa é muito grande. A comunidade já demonstrou uma boa aceitação por parte dos pais e dos professores, e todos acolheram muito bem a proposta. As pessoas acreditam que haverá uma transformação, principalmente no comportamento e nas atitudes dos alunos em relação à disciplina”, afirmou.
Segundo Vonk, a proposta não é aplicar o militarismo em sua essência, mas adotar práticas consideradas fundamentais para o ambiente escolar. “Algumas práticas são importantes para que o aluno compreenda que disciplina, concentração, respeito e valores dentro da sala de aula favorecem o ensino-aprendizagem. Com a atuação da Polícia Militar nas ações de disciplina, o professor terá mais tempo e qualidade para desenvolver sua atividade, e o foco será o aprendizado e a formação de bons cidadãos”, completou.
O prefeito de Guaramirim, Adriano Zimmermann, ressaltou que a implantação da unidade cívico-militar era uma demanda da administração municipal junto ao governo estadual.
“Desde o início da gestão, reivindicamos ao governador e à secretária a instalação de uma unidade aqui. Fomos contemplados já neste ano na Escola Tamandaré. Para nós, é importante porque faz parte do contexto de melhoria da educação”, declarou.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Zimmermann afirmou ainda que o município buscou referências em outras cidades catarinenses. “Temos ótimos exemplos, inclusive em Blumenau, onde fomos conhecer o modelo. Temos certeza de que vai melhorar o Tamandaré. Agradecemos ao governador e à secretária por esse presente para Guaramirim”, disse.
O deputado estadual Maurício Peixer, que apoiou integralmente a implantação do projeto e é ex-aluno da escola, celebrou o momento como uma conquista para Guaramirim e para o Estado.
“Esse modelo fortalece valores como disciplina, respeito, responsabilidade e amor à pátria, contribuindo para a formação de cidadãos preparados para o futuro”, destacou Peixer, que agradeceu ao apoio irrestrito do governador, Jorginho Mello, e da secretária de Estado de Educação, Luciane Ceretta, para a concretização deste projeto.
O deputado estadual Sargento Lima também participou da solenidade e destacou a expansão do programa no Estado.
“A expectativa é das melhores. Já passamos de duas dezenas de escolas no Estado e o crescimento tem sido rápido, porque a aceitação é muito grande nos municípios”, afirmou.
O parlamentar lembrou que participou da construção do projeto que ampliou o modelo em Santa Catarina. “Fico muito feliz de ver a disciplina sendo aplicada como metodologia de ensino. Não é mais do que dar direcionamento e organização, aplicando uma técnica que contribui para a aprendizagem”, pontuou.
Sobre o programa
Nas escolas cívico-militares, profissionais da área de segurança atuam como Oficiais de Gestão e Monitores, auxiliando no cotidiano escolar e em projetos transversais e interdisciplinares. A estrutura pedagógica e administrativa segue o mesmo padrão das demais unidades da rede estadual.
Entre os fatores apontados como motivadores da adesão ao modelo estão o incentivo ao comportamento considerado adequado, o fortalecimento do respeito e da disciplina e a proposta de um ambiente mais organizado para o desenvolvimento educacional dos estudantes.