Dois novos examinadores de testes de CNH passam a atuar na região de Jaraguá do Sul

Atualmente, dois agentes realizam os exames, um deles realiza os testes práticos das motocicletas e o outro atua com os exames dos demais veículos automotores | Foto: Cláudio Costa/OCP News

Por: Claudio Costa

25/10/2019 - 06:10

A região de Jaraguá do Sul vai ganhar dois novos examinadores de trânsito para a retirada da CNH (Carteira Nacional de Trânsito).

De acordo com o delegado regional Fabiano dos Santos Silveira, o número de policiais civis realizando a função vai dobrar, o que vai dar mais agilidade para os exames de direção feitos na área da 15º Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).

Os dois policiais se formam no curso promovido pelo Detran-SC (Departamento de Trânsito de Santa Catarina) nesta sexta-feira (25).

Em novembro, os novos profissionais vão receber as credenciais e começam um estágio com o examinador que realiza as provas em Jaraguá do Sul.

 

 

“Esse é um marco porque nós vamos ter condições de dobrar a nossa capacidade de atendimento. Acredito que, após virem os credenciamentos, os novos examinadores já estarão fazendo um período de estágio no final de novembro ou início de dezembro”, destaca Silveira.

O delegado regional ressalta que dois agentes realizam os exames, um deles atua nos das motocicletas e o outro, com os testes práticos dos demais veículos automotores.

Fabiano revela que os novos examinadores não vão atuar ao mesmo tempo.

“Em janeiro, nós vamos ter condições de ter mais um examinador regular, um para fazer os exames de motocicletas e um terceiro habilitado para substituir os outros policiais civis nas férias e eventuais licenças dos examinadores”, explica.

Atenção para o Ciretran de Guaramirim

A partir de janeiro, após a conclusão do estágio, um dos examinadores vai poder atuar na Circunscrição de Trânsito de Guaramirim, que compreende ainda os municípios de Schroeder e Massaranduba. Os três municípios somam aproximadamente 75 mil habitantes.

Silveira afirma que houve uma exigência da comunidade em realizar a mudança, sendo necessária uma solução através da gestão da 15º Ciretran.

O agente que vai realizar os exames em Guaramirim vai diminuir a demanda de processos em Jaraguá do Sul.

A execução dos testes em Guaramirim era um dos pedidos feitos pelas autoescolas e alunos ao delegado regional.

Uma das reclamações era ter que ir de micro-ônibus até Jaraguá do Sul para fazer os exames práticos de direção.

Demanda após operação

O afastamento do antigo examinador após a operação Sinal Vermelho do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) trouxe um aumento no número de reprovações nos testes práticos de direção na região de Jaraguá do Sul.

Um levantamento feito pelo OCP apontou que, no primeiro quadrimestre de 2019, houve um índice de reprovação de 70% dos alunos.

O número é muito maior que o apontado nos primeiros quatro meses de 2018, quando o índice de reprovação era de apenas 3%.

Silveira destaca que o cumprimento dos requisitos legais nos exames aumentou o número de reprovações.

A situação criou demanda excessiva por causa do número de testes a serem refeitos, o que acabou gerando reclamações devido a espera para realizar os novos exames.

O delegado regional observou que as autoescolas que atuam na região estão mais atentas ao ensino das aulas aos candidatos a condutores.

Isso está diminuindo o número de reprovações nos testes feitos em Jaraguá do Sul. Um mutirão para a realização de exames deve ser anunciado em breve.

“As mudanças não vão acontecer a da noite para o dia. O importante é que nós temos colocado que é preciso fazer a coisa certa para os Centros de Formação de Condutores e para a comunidade. Nós temos que melhorar os processos na 15ª Ciretran, mas aqueles que fazem parte da formação de condutores também precisam fazer a sua parte”, finaliza.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram

Facebook Messenger