Dive descarta suspeita de coronavírus em pacientes de SC

Foto Divulgação

Por: Claudio Costa

29/01/2020 - 18:01 - Atualizada em: 29/01/2020 - 18:13

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) informou, por meio de nota que os dois casos suspeitos do coronavírus divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério da Saúde, em coletiva, já foram descartados. Os resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) deram positivo para Influenza B (gripe).

Os pacientes, um casal que mora em São José, viajaram no dia 26 de dezembro de 2019 e retornaram no dia 12 de janeiro de 2020. Eles partiram de São Paulo com destino a Bangkok, fizeram conexão em Madri e escala em Pequim, capital chinesa, onde passaram 12 horas.

A mulher de 29 anos começou a apresentar sintomas no dia 25 de janeiro e o homem de 28 no dia 28 de janeiro. Ambos procuraram atendimento médico na terça-feira (28), na UPA Continente em Florianópolis.

Os dois apresentavam falta de ar, dores musculares, febre, tosse e coriza. Após o atendimento, o casal teve alta e recebeu instruções para permanecer em isolamento em suas residências, sem receber visitas ou sair de casa para lugares públicos.

O teste foi realizado pelo Lacen, que confirmou nesta quarta que eles foram infectados pelo vírus influenza B, da gripe.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram