O Governo de Santa Catarina monitora o coronavírus e está em alerta para possíveis infecções pelo novo vírus. Até o momento, não há casos suspeitos no Estado. No entanto, a Secretaria da Saúde já ativou o plano de contingência para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que significa que o Estado está preparado para atender e identificar casos suspeitos.

O médico infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), da Secretaria de Estado da Saúde, Fábio Gaudenzi, explica que a melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus.

 

 

“As medidas de prevenção são as mesmas adotadas para outros vírus respiratórios como o influenza, por exemplo, que são: lavar as mãos com água e sabão com frequência; evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência”, alerta.

A Secretaria da Saúde também recomenda que viagens à China sejam evitadas. Isso porque não existe, até o momento, vacina para prevenir a infecção. Para aquelas pessoas que tenham viajado para o país asiático nos últimos 14 dias é importante ficar atento e procurar atendimento médico imediato em caso de febre acompanhada de pelo menos um sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros).

“A vigilância epidemiológica de infecção humana pelo novo coronavírus está sendo construída à medida que a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde consolidam as informações recebidas dos países e novas evidências técnicas e científicas são publicadas”, ressalta o médico infectologista.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Telegram