O pequeno Henrique Moraes dos Santos, de apenas três anos, quer ser um policial militar.

Ele é uma das 40 crianças que já se inscreveram para participar do pelotão de crianças fardadas do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) no desfile cívico de 7 de Setembro, em Jaraguá do Sul.

A empresária Tamara Moraes Szulc, 25 anos, conta que o interesse pela carreira despertou no filho há aproximadamente um ano.

“Um dia, ele chegou em casa e disse: ‘mamãe, quando eu crescer, eu vou ser policial’. Eu nunca tinha conversado com ele sobre isso”, lembra.

 

 

De acordo com a mãe, o menino tem um verdadeiro fascínio pela Polícia Militar. Ele costuma ficar agitado quando vê uma viatura e sempre cumprimenta os policiais.

Neste ano, no dia 29 de agosto, a festa de aniversário de Henrique ganhou o tema da PM e a uma guarnição fez uma surpresa.

O pequeno Henrique já declarou sua vontade de se tornar policial militar | Foto: Cláudio Costa/OCP News

“Eu mandei fazer uma roupa de policial e um amigo nosso entrou em contato com a PM. Eles combinaram o horário e fizeram essa surpresa para o Henrique. A alegria dele era sem tamanho, foi muito legal”, destaca a empresária.

Interação com a comunidade

O subcomandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, major Aires Volnei Pilonetto, destaca que a ideia do pelotão de crianças começou com policiais militares que solicitaram ao comando a autorização para desfilar com os filhos.

Depois, pessoas da comunidade passaram a realizar os pedidos.

“A gente foi abrindo essa oportunidade para a comunidade, que poderá ter os filhos desfilando ao lado dos policiais militares. Para a Polícia Militar, essa aproximação com a comunidade é importante e no 7 de Setembro a gente demonstra isso”, comenta o major.

Pilonetto agradece o interesse e a participação da sociedade no desfile. Segundo ele, a PM consegue trazer mais segurança para a cidade com a confiança da população.

Inscrições abertas

As inscrições para participar do pelotão podem ser feitas através do site. De acordo com a ficha de inscrição, crianças de 0 a 12 anos podem participar do desfile.

Elas devem ter um uniforme idêntico ao fardamento utilizado pelos policiais militares.

Os calçados utilizados no desfile devem ser escuros, de preferência pretos. As crianças podem usar botas, botinas, coturnos ou tênis.

As meninas que tiverem cabelo comprido deverão fazer tranças ou rabos de cavalo. Um adulto deverá ficar ao lado do menor durante todo o desfile.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):