Defesa Civil orienta população sobre ativação de abrigos em Blumenau

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

Por: Luan Tamanini

06/10/2023 - 16:10 - Atualizada em: 06/10/2023 - 16:49

Blumenau dispõe de 59 abrigos para atender à população em casos de ocorrências climáticas, informou a Defesa Civil na tarde desta sexta-feira (6). De acordo com o Plano de Contingência para Inundações e Movimentos de Massa elaborado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci), são 29 abrigos destinados para famílias atingidas por inundações e 30 abrigos para os casos de risco de deslizamentos.

Segundo a Defesa Civil do município, eles são abertos de acordo com a necessidade de atendimento às áreas de risco iminente. Os critérios para a ativação são definidos com base nas cotas de inundações previstas para cada região, ou mediante sinais de potencial movimentação de massa em morros e encostas.

“É importante que a população saiba identificar qual é a hora de sair do seu imóvel. No caso dos deslizamentos, é preciso estar atento a sinais de rachaduras no solo ou em paredes do imóvel, inclinação de postes e árvores, ruídos de estalos, surgimento de minas d’água. No caso de inundações, é preciso ficar atento às atualizações do nível do rio e às projeções que a Defesa Civil emite a cada duas horas” ressalta o secretário Carlos Menestrina.

Quando é detectada a necessidade de sair de casa, as famílias precisam levar os documentos pessoais, roupas e respectivas medicações. Também devem levar alimentos de fácil consumo para as primeiras horas e itens de primeira necessidade.

Antes de deixar a residência, é importante lembrar-se de desligar o disjuntor de energia, gás e água, para garantir a segurança do imóvel até o retorno. Do total de abrigos municipais, dez estão aptos a receber famílias com animais de estimação, que devem ser levados preferencialmente em caixas de transporte apropriadas.

A lista completa dos abrigos pode ser conferida no site Alertablu. Até essa sexta-feira, um abrigo segue ativado em Blumenau, na Igreja Evangélica Livre de Blumenau, na Itoupava Norte.

“Estamos monitorando a previsão de chuvas para determinar a necessidade de abertura de outros abrigos durante o fim de semana. A população poderá se informar por meio dos canais oficiais da Prefeitura”, acrescenta Menestrina. “Importante lembrar também que o abrigo é destinado para as famílias e seus pertences e não como depósito de mobílias. Famílias que ficarão alojadas em outros locais necessitarão providenciar um local seguro para seus móveis”, completa.

Previsão do tempo

A Defesa Civil segue monitorando a condição climática, bem como o nível do Rio Itajaí-Açu, que segue em declínio. Às 16h desta sexta-feira (6), a metragem do rio era de 5,15 metros – 3,63 metros a menos que o pico de 8,78 metros, registrado às 2h15 de quinta-feira (5).

Entretanto, sobre a previsão do tempo dos próximos dias, o cenário exige atenção, pois segundo a previsão da equipe técnica de meteorologia do município, entre sexta-feira e domingo, a probabilidade indica um volume de chuva que pode variar entre 120 a 140 mm. Com isso, o nível do Rio Itajaí-Açu pode chegar aos 12 metros no fim de semana.

Conforme a Defesa Civil, a cidade registrou 113 ocorrências até o início da noite dessa quinta-feira, sendo 72 por deslizamento de terra. No abrigo que segue ativo no bairro Itoupava Norte, 16 pessoas estão amparadas. Em caso de ocorrência, a população deve acionar o número 199 ou 193.

Faça parte do nosso grupo no WhastApp e saiba tudo que acontece em Blumenau e região!

Notícias no celular

Whatsapp