Rio Itajaí-Açu começa a baixar, mas Blumenau segue em estado de ‘alerta máximo’

Foto: Luana Cristina Tamanini

Por: Luan Tamanini

05/10/2023 - 08:10 - Atualizada em: 05/10/2023 - 08:44

O Rio Itajaí-Açu atingiu um pico de 8,78 m às 2h15 desta quinta-feira (5) e começou a baixar em Blumenau. Na última medição, realizada às 8h, o nível estava em 8,38, o que mantém a cidade em estado de “alerta máximo”.

De acordo com o AlertaBlu, o nível do rio diminuiu 12 centímetros somente na última hora, a maior redução registrada desde o seu pico.

Conforme a Defesa Civil, pouco choveu na cidade nas últimas 12 horas – fator determinante para a estabilidade da situação. A previsão de novas chuvas a partir de sexta-feira (6), porém, deixa o alerta ligado na cidade.

Segundo as cotas de enchentes do AlertaBlu, quatro ruas de Blumenau são atingidas pelas cheias no atual nível do rio: a Rua São Rafael, no bairro Itoupava Norte, e as ruas Martha Cordeiro, Albert Goll e Max Aldemann, na Fortaleza.

Previsão do tempo

Há condição para chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento entre manhã e tarde desta quinta-feira (5) na cidade. No decorrer da noite, a chuva passa a ocorrer com fraca intensidade. Já na sexta-feira (6), o tempo volta a ficar mais instável em Blumenau, com condição para pancadas de chuva com trovoadas a partir da manhã. Não se descarta o risco para temporais isolados.

O tempo se mantém instável no sábado (7) devido a presença de um novo sistema de baixa pressão nos baixos níveis da atmosfera, que favorece a condição para chuva persistente de intensidade moderada acompanhada de trovoadas. Há risco para temporais isolados acompanhados de descargas elétricas e chuva intensa em curto espaço de tempo, sobretudo durante a manhã e posteriormente a noite.

Faça parte do nosso grupo no WhastApp e saiba tudo que acontece em Blumenau e região!

Notícias no celular

Whatsapp