Defesa Civil do Estado pode instalar radar meteorológico em Jaraguá do Sul

Defesa Civil definiu onde será instalado o radar | Foto Cláudio Costa/OCP News

Por: Claudio Costa

27/04/2019 - 05:04 - Atualizada em: 30/04/2019 - 08:36

Jaraguá do Sul pode receber o radar meteorológico que vai cobrir toda a região Norte de Santa Catarina. O local escolhido para realizar a instalação foi um terreno no Morro das Antenas.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Osvaldo Gonçalves, o investimento para a instalação do equipamento deve sair em torno de R$ 20 milhões.

O local foi escolhido após um estudo feito pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Dois outros pontos foram considerados pelo órgão para realizar a instalação, o Morro da Cruz, em Gaspar; e o Morro do Cachorro, em Luiz Alves. Mas o Morro das Antenas é o local que mais tem alcance e que não conta com pontos de sombra.

“Os três radares que nós já temos cobrem todo o Estado, mas eles estão em um área mais elevada. Como a nossa região fica em um vale, ele encontra sombra nas paredes dos morros.

 

Esse novo radar vai fazer uma medição em baixa pressão, que é associada a formação de nuvens de chuva. O equipamento vai trazer dados mais detalhados do clima no Norte de Santa Catarina”, destaca Gonçalves.

O local escolhido pelos técnicos fica dez metros abaixo das antenas no topo do morro, mas compreende um raio de leitura completo de toda a região. O radar de banda x, como é denominado, atinge um raio de 100 quilômetros.

Área escolhida para acoplar radar | Foto Divulgação

O equipamento vai ajudar a fazer uma leitura mais precisa na Serra do Mar, em Corupá e na divisa com o Paraná, e do oceano Atlântico.  

A região sofre mudanças climáticas repentinas e tem chuvas torrenciais, principalmente no verão.

“Em Corupá, por exemplo, presenciamos um evento idêntico ao que foi registrado em um vídeo gravado na Serra do Rio do Rastro, em que um grande volume de água desceu pelas calhas d’água e invadiu a pista e colocou em risco as pessoas. Eu requisitei alertas sobre essa questão, mas não havia leituras”, lembra Gonçalves.

O novo radar será operado pela Gerência de Monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, em Florianópolis.

A leitura mais apurada feita pelo equipamento será enviada através de cabos de fibra ótica.

Com informações mais precisas, os alertas para a população residente no Litoral Norte, Vale do Itapocu e parte do Vale do Itajaí serão mais eficazes.

Vontade política

Além de sediar uma Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Jaraguá do Sul tem um fator importante para a instalação do equipamento: a vontade política.

A ideia de ter um radar meteorológico na cidade ganhou a simpatia do prefeito Antídio Lunelli.

Uma reunião será marcada na próxima terça-feira para apresentar o projeto de instalação para o prefeito e tratar de mais detalhes sobre o terreno escolhido, o estudo ambiental da obra e melhorias pontuais no acesso. 

“A escolha do terreno foi extremamente técnica, porque nós precisamos dos pontos mais altos para a instalação do radar. Normalmente, nós fazemos essas parcerias, onde o Estado fornece o equipamento e a Prefeitura constrói a infraestrutura.

 

Mas ainda vamos entrar em discussão com o prefeito para ver o melhor modelo e como a gente vai conduzir esse processo daqui pra frente”, afirma o diretor de Planejamento Urbano, Luís Fernando Marcolla.

Prevenção

O coordenador regional de Defesa Civil lembra que a região de Jaraguá do Sul é recorrente em desastres naturais.

A instalação do radar de banda x na cidade é mais um grande investimento na prevenção e, segundo ele, deve salvar vidas.

Equipamento irá monitorar região Norte do Estado | Foto Divulgação

O equipamento deverá ser nova ferramenta para disseminar informações para a população, que é quem sofre quando há queda de barreira, enchente ou outro evento causado pelas chuvas.

“É importante que nós tenhamos esses dados, mas é mais importante que as pessoas recebam rapidamente essa informação. Recebendo esses dados, as pessoas vão poder se ajudar e nos ajudar.

 

O radar vem complementar todo o trabalho de prevenção que já vem sendo feito através da parceria entre a Defesa Civil do Estado e a do município de Jaraguá do Sul”, frisa Gonçalves.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?