O 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) registrou um aumento de 30% no número de chamadas após a implantação de regras mais rígidas de prevenção ao novo coronavírus em Jaraguá do Sul.

O decreto do prefeito Antídio Lunelli foi publicado na sexta-feira (10), o que provocou um aumento de 19% no número de ligações para o 190 naquele dia.

No sábado (11), foi anotado aumento de 40%, além de um implemento de 24% das ligações deste domingo em relação ao anterior.

De acordo com o chefe da Central Regional de Emergências, Aires Volnei Pilonetto, a média de aumento ficou em 30%.

"Acredito que a população, percebendo o envolvimento das autoridades na prevenção do Covid-19, enxergou a importância de fazer a denúncia para o 190. A pessoa de bem da nossa região é próxima da Polícia Militar. Acreditamos as pessoas que dão causa à proliferação do vírus é um número muito restrito", avalia Pilonetto.

Reforço na fiscalização

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, integra o Comitê Extraordinário Covid-19. Reisdorfer destaca que os números de infectados na região estão crescendo, principalmente em Jaraguá do Sul.

A PM mantém uma equipe exclusiva para fiscalizar diariamente as medidas de combate ao novo coronavírus. Duas lanchonetes e dois bares foram flagrados abertos após às 22h durante o fim de semana.

“Também disponibilizamos durante as noites duas guarnições que estão acompanhando a Vigilância Sanitária, como ocorreu na sexta e no sábado. No domingo, na Via Verde, também foram feitas fiscalizações. Estamos ajudando o Município a combater essa questão com uma fiscalização mais efetiva", afirma.

O comandante acrescenta que o 14º BPM vai continuar com esse trabalho para dar uma resposta à sociedade. Segundo ele, isso motivou a disponibilização do serviço de emergência 190. Reisdofer frisa que já esperava um aumento no número de ligações.

"Até pelo perfil mais ordeiro do jaraguaense. Já recebíamos muitas ligações, principalmente ligadas à questão das drogas. Agora, vendo toda essa situação da Covid-19 pela mídia, as pessoas se sentiram mais à vontade para nos ligar, o que justifica este aumento de 30%", conclui.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança