Covid-19: Blumenau fecha 60 estabelecimentos por descumprirem horário reduzido

Foto Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

31/07/2020 - 19:07

A Prefeitura de Blumenau divulgou o balanço da força-tarefa que está averiguando o cumprimento das medidas restritivas na cidade. Desde terça-feira (28), quando começou a valer o decreto que liberou o funcionamento do comércio com limitação de horário, as equipes de fiscalização registraram 273 abordagens.

Ao todo, a operação fechou 60 estabelecimentos que descumpriram as novas normas editadas para frear o avanço do coronavírus. Além disso, os fiscais lavraram 14 autos de intimação e cinco autos de infração. Também foram dispersadas 15 aglomerações. O desrespeito às regras pode ocasionar a abertura de processo administrativo e aplicação de multa, que varia entre R$ 213,51 e R$ 21.351,66.

Neste sábado (1º) e domingo (2), somente estabelecimentos considerados essenciais estão autorizados a abrir. Podem atender o público de forma presencial mercados, farmácias, clínicas, consultórios, hospitais veterinários, postos de combustíveis, oficinas e borracharias. Restaurantes e lanchonetes podem trabalhar apenas com retirada no balcão e delivery, sem consumo no local.

No site da Prefeitura de Blumenau, a população tem acesso ao Decreto Municipal nº 12.751 e a uma tabela que esclarece quais atividades podem funcionar e aquelas que estão proibidas. Denúncias de aglomerações e irregularidades no funcionamento do comércio devem ser registradas por meio do telefone 199.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul